Deus me Dibre
·11 May 2025
Leonardo Jardim valoriza desempenho coletivo, evolução da equipe e gestão do elenco

In partnership with
Yahoo sportsDeus me Dibre
·11 May 2025
O Cruzeiro deu mais uma demonstração de força na tarde deste domingo (11), ao golear o Sport por 4 a 0, na Ilha do Retiro, pela 8ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. Com um primeiro tempo avassalador, a equipe celeste encaminhou a vitória com três gols ainda antes do intervalo, e completou o placar na segunda etapa. Após o jogo, o técnico Leonardo Jardim analisou o desempenho da equipe, explicou suas escolhase comentou sobre o bom momento vivido pelo time.
“Primeiro parabenizar todas as mães do Brasil e um mais forte pras de sangue azul, as cruzeirenses. Em relação ao jogo, fizemos uma excelente primeira parte. Conseguimos criar várias situações de gols, fizemos 3 gols e tivemos mais pra fazer. Sabíamos da dificuldade do adversário, conseguimos nessas dificuldades, criar situações. Foi uma vitória justa pelo que se passou dentro de campo.”
Com o volante Lucas Romero suspenso, Jardim optou por escalar o jovem Eduardo no meio de campo, justificando a escolha com base nas exigências do plano de jogo: “A opção pelo Eduardo teve a ver com o plano de jogo, em que precisávamos ter mais jogadores de qualidade técnica no meio, pra servir nas costas e entrelinhas os nossos atacantes. Foi o que conseguimos, está de parabéns o Eduardo e ao grupo todo”, disse.
Além do resultado elástico, o técnico também se mostrou atento à gestão do elenco. Com o placar já definido, realizou substituições de jogadores pendurados com dois cartões amarelos, já pensando no clássico contra o Atlético, pela próxima rodada do Brasileirão.
“O objetivo era a vitória, mas no momento em que estamos com 4 a 0 e podemos gerir alguns jogadores para termos o plantel disponível para o próximo jogo do Brasileiro (clássico, contra o Atlético), o fizemos.”
E completou a fala comentando sobre a importância de terminar a Sul-Americana, competição em que o Cruzeiro já está eliminado, vencendo nas partidas restantes: “A importância do próximo jogo, estamos eliminados, mas queremos nesses últimos dois jogos apresentar uma melhor imagem, dar uma continuidade a esse ciclo de resultados positivos.”
Desde o empate contra o São Paulo, ainda nas primeiras rodadas da competição, o Cruzeiro passou a apresentar um futebol mais intenso e eficaz. A equipe soma agora cinco jogos de invencibilidade, com quatro vitórias e um empate. Para Jardim, a mudança passa por ajustes estratégicos e aumento da intensidade.
“Quando eu cheguei, tinha dito que a intensidade tinha que aumentar em termos de jogos. Trabalhamos em um mês para que essa intensidade fosse possível dentro de campo. Fizemos isso. Depois tentamos encontrar as peças pra uma estratégia e aos poucos fomos corrigindo com os jogadores que se adaptam melhores à estratégia. Não é uma questão de qualidade, mas de adaptação à estratégia. As vezes não se fala em qualidade, fala-se em perfil para a estratégia que a gente pretende.”
O técnico também comentou o bom momento vivido por nomes como Matheus Pereira e Kaio Jorge, mas fez questão de ressaltar o desempenho coletivo.
“Quando o coletivo trabalha bem, vai aparecendo a qualidade dos jogadores. Com certeza esses dois (Matheus Pereira e Kaio Jorge) estiveram bem, mas o Lucas (Silva) esteve muito bem, o Fabrício Bruno fez um grande jogo e tivemos vários jogadores em um grande nível. É incômodo se referir a um só jogador numa primeira parte fantástica, em que todos eles fizeram muito bem seu papel e mostraram sua qualidade para defender as cores do Cruzeiro.”