Libra acusa Flamengo de 'distorcer fatos' e ter 'visão antiquada'; veja nota oficial | OneFootball

Libra acusa Flamengo de 'distorcer fatos' e ter 'visão antiquada'; veja nota oficial | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: MundoBola Flamengo

MundoBola Flamengo

·3 October 2025

Libra acusa Flamengo de 'distorcer fatos' e ter 'visão antiquada'; veja nota oficial

Article image:Libra acusa Flamengo de 'distorcer fatos' e ter 'visão antiquada'; veja nota oficial

A noite desta sexta-feira (3) marcou um novo capítulo na disputa entre Flamengo e a Libra. Em uma nota oficial, a Liga Brasileira de Futebol acusou o Rubro-Negro de disseminar "informações selecionadas e distorcidas" à imprensa, adotando uma postura que, segundo a entidade, contradiz o desejo de diálogo manifestado publicamente pelo Flamengo.

O comunicado rebate ponto a ponto as justificativas do clube para a ação judicial que bloqueou repasses de valores aos demais membros da liga. A Libra afirma que foi o Flamengo quem "interrompeu o diálogo" com uma medida liminar, visando pressionar economicamente os outros clubes.


OneFootball Videos


Um dos principais pontos de atrito, a metodologia para distribuição de receitas por audiência, foi abordado. A Libra alega ser "falso" que o estatuto seja omisso sobre o tema, ressaltando que a regra atual foi aprovada em Assembleia Geral por unanimidade, incluindo o voto favorável do próprio Flamengo, sem ressalvas.

A nota também cita que o Flamengo, insatisfeito com o critério de audiência, propôs uma alteração para que a métrica fosse baseada no "número de cadastro de torcedores".

A proposta rubro-negra, segundo o texto, foi levada à votação e rejeitada por todos os outros oito clubes da Série A integrantes da liga, resultando em um placar de 8 a 1 contra a ideia. Para a entidade, a busca do Flamengo pela via judicial após a derrota na votação caracteriza uma tentativa de "virada de mesa".

A Libra também classificou como "falsa" a alegação de que o clube precisaria de uma liminar para evitar prejuízos, argumentando que o contrato de cinco anos, superior a R$ 6 bilhões, oferece tempo e montante suficientes para qualquer eventual ajuste futuro, caso fosse decidido de forma coletiva.

Em um tom cada vez mais crítico, o comunicado questiona as reais intenções do clube: "Por que o Flamengo preferiu esse caminho ao invés de manter a discussão internamente? O Flamengo demonstra que há outros objetivos em seus movimentos".

A entidade finaliza a nota afirmando que "questionar os fatos e distorcê-los para conseguir apoio midiático com base na desinformação é querer viver uma realidade paralela, de imposição econômica". Para a Libra, a postura do Flamengo representa uma "visão antiquada e solitária" que vai na contramão da coletividade necessária para fortalecer o futebol brasileiro.

A nota termina com uma mensagem direta, afirmando que a torcida do Flamengo "merece o futebol brasileiro que o Flamengo se nega a construir" e que o esporte no país não tem um dono, mas sim "212 milhões de donos".

Até o momento da publicação desta matéria, o Flamengo não se manifestou publicamente sobre o comunicado da Libra.

Nota oficial da Libra

Article image:Libra acusa Flamengo de 'distorcer fatos' e ter 'visão antiquada'; veja nota oficial
Article image:Libra acusa Flamengo de 'distorcer fatos' e ter 'visão antiquada'; veja nota oficial
View publisher imprint