Lluís Cortés: Da glória em Barcelona ao futebol feminino na Arábia Saudita | OneFootball

Lluís Cortés: Da glória em Barcelona ao futebol feminino na Arábia Saudita | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: OneFootball

OneFootball

·14 January 2025

Lluís Cortés: Da glória em Barcelona ao futebol feminino na Arábia Saudita

Article image:Lluís Cortés: Da glória em Barcelona ao futebol feminino na Arábia Saudita

Em 2020, o Real madrid fez história ao vencer a primeira Supercopa da Espanha na Arábia Saudita.

Quatro semanas, o torneio feminino no mesmo formato aconteceu em Salamanca, na Espanha.


OneFootball Videos


A final masculina em Jeddah terminou sem gols após a prorrogação, com o Real precisando de pênaltis para superar o Atlético de Madrid, mas a competição Feminina teve um resultado decididamente diferente.

Também fazendo sua estreia com quatro equipes, o torneio feminino viu o Barcelona conquistar o troféu com uma notável vitória de 10 a 1 sobre a Real Sociedad.

O Real Madrid usou seu sucesso na Arábia como trampolim para vencer LaLiga naquela temporada, enquanto o Barcelona Feminino foi ainda melhor ao conquistar a dobradinha doméstica. A Liga F foi garantida com 99 pontos - uma margem de 25 pontos sobre os rivais Real Madrid - antes de conquistar a Copa de la Reina.

Na temporada seguinte, o Barça conquistou a tríplice coroa, adicionando o título da Liga dos Campeões Feminina à sua coleção para ser considerado a maior equipe feminina da história.

Article image:Lluís Cortés: Da glória em Barcelona ao futebol feminino na Arábia Saudita

📸 David Lidstrom - 2021 Getty Images

O treinador que orquestrou o sucesso sem precedentes do Barcelona agora enfrenta um desafio muito diferente, embora não menos ambicioso. Lluís Cortés deixou o Barça no final de sua temporada vitoriosa e agora tem a tarefa de construir algo totalmente novo na Arábia Saudita.

O futebol tem uma longa história na Arábia Saudita, mas o jogo feminino está em sua infância. A seleção nacional só jogou sua primeira partida competitiva em fevereiro de 2022, mas a Federação Saudita de Futebol (SAFF) definiu seu objetivo de se classificar para uma Copa do Mundo em 10 anos. É uma ambição consistente com grande parte da transformação esportiva realizada em todo o país.

"A principal oportunidade é que é uma equipe completamente nova", diz Cortés à OneFootball dentro do estádio King Abdullah Sports City em Jeddah, onde a Supercopa Espanhola de 2025 está sendo realizada.

"Para muitas, elas começaram a jogar futebol há apenas alguns anos, então é uma oportunidade porque você pode ensiná-las o futebol que você quer que elas joguem".

"Ao mesmo tempo, é um desafio porque elas não têm muita experiência. Mas estou muito orgulhoso delas porque em apenas um ano, a melhora da equipe é enorme."

Como Cortés aponta, trabalhar com uma "tela em branco" deu a ele e sua equipe técnica uma oportunidade única de imprimir um estilo e construir uma cultura que não existia anteriormente.

Sem surpresa, é o modelo espanhol de treinamento e desenvolvimento que a seleção feminina da Arábia Saudita adotou.

"Temos um perfil semelhante de jogadoras", diz ele. "Claro, no Barça a principal diferença é que as jogadoras começaram a jogar futebol há 20 anos, mas a ideia é implementar esse estilo de jogo na Arábia Saudita baseado em jogo posicional, posse de bola, defesa corajosa e pressão alta."

Instrumental para executar os planos de Cortés e os objetivos de longo prazo da SAFF para a equipe feminina da Arábia Saudita é o talento que eles têm à disposição. É um grupo de talentos que continua a aumentar rapidamente, liderado pelo lançamento da Premier League Feminina da Arábia Saudita, agora em sua terceira temporada e expandida para 10 equipes. Hospedar eventos como a Supercopa Espanhola e dar às jovens a chance de se inspirar nas melhores equipes do mundo também é vital para aumentar o número de participantes.

"Não é só graças à Federação Saudita de Futebol, mas também aos clubes que estão investindo muito no futebol feminino", diz Cortes. "Agora temos uma liga profissional com 10 clubes, uma Primeira Divisão, uma Segunda Divisão e uma liga Sub-17. Também vamos começar uma liga Sub-15.

"Então, cada vez mais meninas estarão envolvidas no ecossistema do futebol, a melhoria será enorme. Estamos no caminho certo. Estamos abertos para ajudar qualquer mulher que queira jogar futebol, porque quanto mais jogadoras tivermos, a qualidade aumentará".

Article image:Lluís Cortés: Da glória em Barcelona ao futebol feminino na Arábia Saudita

📸 ABDULLAH ALFALEH - AFP ou licenciados

A melhoria é evidente nos resultados. A Arábia Saudita jogou 12 partidas em 2014 e terminou o ano com duas vitórias e dois empates em seus últimos cinco jogos. Isso deu a Cortés uma base sobre a qual estabelecer metas de curto prazo realistas antes de olhar para aquele objetivo de longo prazo final.

"Minha ideia é nos tornarmos uma equipe chave na Federação de Futebol da Ásia Ocidental, então o próximo passo seria se classificar para um grande torneio como a Copa da Ásia", diz o técnico espanhol. "Um dia podemos representar a Arábia Saudita em uma Copa do Mundo - isso seria incrível."


📸 Laszlo Szirtesi - 2019 Getty Images