Lucas Paquetá revela que teve conversas para voltar ao Flamengo: 'Eu tentei muito' | OneFootball

Lucas Paquetá revela que teve conversas para voltar ao Flamengo: 'Eu tentei muito' | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: oGol.com.br

oGol.com.br

·14 November 2025

Lucas Paquetá revela que teve conversas para voltar ao Flamengo: 'Eu tentei muito'

Article image:Lucas Paquetá revela que teve conversas para voltar ao Flamengo: 'Eu tentei muito'

Lucas Paquetá esteve muito perto de vestir novamente a camisa do Flamengo... e não apenas uma vez. Em entrevista ao ge, o meio-campista do West Ham revelou que houve duas negociações reais para um possível retorno ao clube que o revelou e pelo qual mantém profunda identificação.

Ainda assim, em ambas as situações, pesou o sentimento de respeito e gratidão ao West Ham, que o apoiou nos momentos mais delicados da carreira.


OneFootball Videos


A primeira conversa aconteceu em maio de 2024, logo após Paquetá ser denunciado pela Federação Inglesa de Futebol (FA) por suposta má conduta relacionada a apostas. Naquele período, o então vice-presidente Marcos Braz chegou a visitar o jogador em sua casa, no Reino Unido. Paquetá admitiu que o desejo de voltar ao Flamengo era real (e recíproco), mas a postura do West Ham foi determinante para sua decisão.

''O primeiro momento era ainda quando o (Marcos) Braz estava no Flamengo, existiu esse contato. Eu sei do desejo do Flamengo, e eles sabem do meu desejo, da minha paixão pelo clube, então é algo que sempre acontece. Assim que eu fui acusado, que ia iniciar todo o processo de julgamento, o Braz foi à minha casa, fez a proposta, perguntou o que eu pensava'', iniciou.

''Óbvio, eu sempre quero voltar para o Flamengo, mas naquele momento ainda estava meio balançado da minha decisão, do que eu ia fazer, e aí eu conversei com o diretor do West Ham também e falei: Braz, eu quero voltar, sei que vou me sentir bem no Flamengo, mas não posso ser ingrato com o clube que está me apoiando muito. Eles me apoiaram muito em todos os momentos, me ajudaram em diversas situações, então eu não podia forçar uma saída de um lugar onde estava sendo acolhido, respeitado", complementou.

A segunda tentativa de retorno ocorreu após a absolvição na Justiça, já com Paquetá liberado para atuar normalmente. A vontade de voltar ao Flamengo, que ele definiu quase como um "chamado emocional", se intensificou. O jogador chegou a procurar o técnico e amigo Filipe Luís, reforçando diretamente seu desejo.

“Quando eu já sabia que poderia continuar jogando normalmente, senti mais vontade ainda de voltar. Tive conversas com o Filipe, que é um amigo. Demonstrei o desejo a ele e aos meus empresários”, revelou.

Mesmo assim, novamente prevaleceu o respeito ao West Ham. Paquetá reconhece que, aos 28 anos, ainda tem mercado na Europa e não queria romper de maneira abrupta com um clube que esteve ao seu lado nos momentos mais difíceis.

"Eu tentei muito, só que infelizmente mais uma vez entrei naquela de respeitar o meu clube, de não forçar nada, porque é um clube que me apoiou, que eu tenho carinho enorme. Então deixei acontecer e realmente não aconteceu. Eu entendi que não era o momento, mas as portas sei que vão estar sempre abertas para mim. Sei que em algum momento essa volta vai acontecer'', finalizou.

Revelado pelo Flamengo, Paquetá deixou o clube em janeiro de 2019 rumo ao Milan, passou pelo Lyon e chegou ao West Ham, onde tem contrato até 2027. Entre o amor ao clube que o formou e a lealdade ao clube que o amparou quando mais precisou, o meia deixou claro: sua história com o Flamengo está longe de terminar, mas será escrita no tempo certo, sem atropelos.

View publisher imprint