Zerozero
·3 October 2025
Marítimo salva-se ao cair do pano e trava Académico no Funchal

In partnership with
Yahoo sportsZerozero
·3 October 2025
Em jogo com emoção até ao final, o Marítimo resgatou um sofrido ponto (2-2) diante do Académico, em jogo a contar para a sétima jornada da II Liga. O desfecho parecia favorável para os visitantes, mas um tento ao cair do pano de Adrián Butzke impediu uma escorregadela caseira dos insulares.
O Marítimo entrou melhor na partida, criando várias oportunidades de golo, destacando-se um remate de Alexandre Guedes à barra e uma grande jogada de Martín Tejón - cujo golo foi negado por uma intervenção crucial de Samba Koné em cima da linha.
Apesar da pressão inicial e domínio inaugural dos homens da casa, foi o Académico que abriu o marcador no segundo tempo, com André Clóvis a converter de forma exímia uma grande penalidade - bola para um lado, guarda-redes para o outro.
A resposta do Marítimo não se fez esperar, com Noah Madsen a empatar o jogo apenas três minutos depois. O central dos insulares - um dos mais esclarecidos esta tarde - aproveitou um cruzamento teleguiado de Martín Tejón - considerado o melhor em campo pelo zerozero - e o dinamarquês estabeleceu a igualdade de cabeça.
O jogo adquiriu um ritmo mais frenético quando Samba Koné, que já tinha sido decisivo a defender, colocou novamente o Académico em vantagem, com um remate de longa distância que desviou num adversário. Contudo, o Marítimo, persistente, chegou ao empate já nos momentos finais, com Adrián Butzke a redimir-se de uma grande penalidade falhada, rubricando o golo do empate na recarga após o erro inicial.
Divisão de pontos na Madeira e final de partida amargo para os viriatos, que estiveram perto de fazer história, uma vez que nunca derrotaram os maritimistas no Funchal!
Onze do Marítimo:
Samuel Silva, Rodrigo Borges, Erivaldo Almeida, Noah Madsen, Paulo Henrique, Vladan Danilovic, Marco Cruz, Raphael Guzzo, Simo Bouzaidi, Alexandre Guedes, Martín Tejón
Onze do Académico:
Bruno Brígido, Anthony Correia, Nikos Michelis, Pedro Barcelos, Benjamín Rojas, Samba Koné, Soufiane Messeguem, Gustavo Costa, Nils Mortimer, André Clóvis, Álvaro Zamora
1':
Começou a partida!
13':
O Académico apresenta, esta tarde, uma ligeira variação do sistema que utiliza frequentemente - o conjunto de Viseu está a atuar em
5x4x1
, sendo André Clóvis o homem mais adiantado!
16':
Marítimo: Martín Tejón
flete para o centro e atiro com muita potência, obrigando Bruno Brígido a uma defesa apertada!
16':
Samba Koné LIMPA EM CIMA DA LINHA DE GOLO e trava o golo do Marítimo! Corte IMPERIAL do médio dos visitantes!
19':
Alexandre Guedes (Marítimo) remata à barra!!!
O avançado superioriza-se nas alturas e tenta causar perigo de cabeça, com o esférico a esbarrar na trave adversária!
24':
Alteração forçada na formação da Madeira: Alexandre Guedes magoou-se no tornozelo e foi obrigado a abandonar o terreno de jogo, face à lesão sofrida à passagem do minuto 22.
27':
Duelo bastante equilibrado até ao momento, sendo que o Marítimo protagonizou as principais ocasiões de perigo nestes primeiros 27 minutos de jogo! A equipa da casa entrou melhor e conseguiu ditar um ritmo assertivo na reta inicial da partida, mas o Académico foi capaz de equilibrar, sendo que o ritmo de jogo arrefeceu de forma considerável. Marítimo tenta controlar e Académico tenta ferir em contra-ataque.
41':
Marco Cruz aproveitou uma bola solta no interior da área para rubricar o primeiro do encontro, mas um dos assistentes assinalou fora de jogo no decorrer da jogada e o golo foi, assim, invalidado. Lance a ser revisto pelo VAR.
44':
Marítimo bastante superior à oposição durante o primeiro tempo, principalmente nos últimos minutos. Académico muito apagado.
45 +5':
Primeiro tempo pautado pela superioridade do Marítimo, que se tem apresentado a bom nível esta tarde. A turma da casa protagonizou as principais ocasiões de perigo, principalmente com recurso aos homens dos flancos, mas faltou assertividade no momento da finalização. O Académico criou somente uma oportunidade para alterar o marcador, logo no início do duelo, e desde então tem estado bastante apagado. Vale, para já, a sólida exibição de Bruno Brígido para manter a igualdade no marcador. Marco Cruz já balançou as redes por uma ocasião, mas o golo foi invalidado com recurso ao VAR por posição irregular no decorrer da jogada.
52':
Académico entrou melhor neste segundo tempo e conseguiu equilibrar as contas do duelo.
56':
GOLO Académico: André Clóvis marca de grande penalidade!
André Clóvis marca o seu 3º golo na prova (7 jogos)
Bola para um lado, guarda-redes para o outro! André Clóvis inaugura o marcador no Funchal!
59':
GOLO Marítimo! Noah Madsen marca
Noah Madsen marca o seu 1º golo na prova (7 jogos)
Na sequência de um pontapé livre, Martín Tejón envia um cruzamento venenoso para o interior da área, onde aparece Noah Madsen, de cabeça, a restabelecer o empate!
63':
GOLO Académico! Samba Koné marca
Samba Koné marca o seu 1º golo na prova (4 jogos)
Samba Koné tenta a sua sorte de muito longe, com um remate do meio da rua, sendo que a bola sofre um desvio no caminho para a baliza e engana o guardião Bruno Brígido, que fica completamente batido!
66':
Académico: Álvaro Zamora
tenta causar muito perigo na conversão de um pontapé livre, ao atirar de forma direta para a baliza contrária, obrigando Samuel Silva a uma defesa apertada!
74':
Segundo tempo bastante animado e com um ritmo de jogo frenético, sendo que ambas as equipas procuram de forma aguerrida balançar as redes adversárias em busca dos três pontos! O Académico inaugurou o marcador através de uma grande penalidade, sendo que Madsen colocou tudo em pé de igualdade pouco tempo depois. Um tiro potente - e de muito longe - de Samba Koné separa as duas equipas neste preciso momento!
86':
Destaque para a solidez defensiva do Académico, principalmente nesta reta final do encontro - crucial para, potencialmente, adquirir um bom resultado aqui na Madeira!
90 +7':
Adrián Butzke (Marítimo) falha a grande penalidade!
90 +7':
GOLO Marítimo! Adrián Butzke marca
Adrián Butzke marca o seu 1º golo na prova (3 jogos)
Adrián Butzke falha na conversão da grande penalidade, mas não desperdiça na recarga! Está feito o empate no encontro!
90 +9':
Pedro Ramalho dá mais dois minutos para jogar!
90 +11':
Marítimo: Adrián Butzke
desperdiça uma ENORME oportunidade de golo ao cair do pano! Bruno Brígido brilha!
90 +11':
O árbitro apita para o final da partida.
Fim de Jogo:
Apesar da superioridade do Marítimo no primeiro tempo, o Académico entrou de cara lada após a vinda dos balneários e conseguiu equilibrar a disputa, criando muito mais perigo. Os visitantes testaram a atenção da linha defensiva dos caseiros por várias ocasiões e colocaram-se na frente do marcador através de uma grande penalidade, antes de Noah Madsen estabelecer o empate pouco depois. Samba Koné tentou de muito longe e foi feliz, rubricando o que parecia ser o golo da vitória, mas Adrián Butzke tinha outros planos e resgatou um ponto suado ao cair do pano! Divisão de pontos na Madeira!
Melhor em campo:
Martín Tejón (CSM) foi, para a redação do
zerozero
, o melhor jogador em campo. O camisola '10' dos insulares protagonizou as principais jogadas de perigo no primeiro tempo, esteve diretamente envolvido no primeiro golo da turma do Funchal e foi um dos mais esclarecidos dentro das quatro linhas. Tejón esteve constantemente ligado à ficha e foi uma dor de cabeça para o Académico!