Nosso Palestra
·8 January 2026
Marlon Freitas é apresentado no Palmeiras e se coloca à disposição para jogar de primeiro volante: ‘Meu intuito é ajudar’

In partnership with
Yahoo sportsNosso Palestra
·8 January 2026

O Palmeiras apresentou nesta quinta-feira (8), o seu primeiro reforço para temporada 2026. Após anos no Botafogo, o volante Marlon Freitas chega para agregar no elenco do Maior Campeão do Brasil.
No Verdão, o jogador irá vestir a camisa 27. De momento, Marlon é o único reforço do Palmeiras no ano, o jogador chega para reforçar o meio-campo, podendo atuar como primeiro e segundo volante.
Logo de início, o jogador enfatizou a importância do momento na carreira:
Boa tarde, primeiro agradecer a Deus pela oportunidade. É uma grande oportunidade para minha carreira e família. Eu entendi, e o clube também entendeu, que era o fim de um ciclo vitorioso, de muita luta e resiliência. Não foi fácil, pela história e por tudo que foi feito. Mas tudo tem um começo, meio e fim. Eu entendi, e o clube também, que meu ciclo tinha finalizado ali. E o Palmeiras confiou no meu trabalho, e no projeto apresentado também. Eu gostei, minha família também, eles decidem por mim. Foi uma boa decisão. Estou muito feliz. Fui muito bem recebido por todos. O Palmeiras tem uma estrutura de excelência. Agradecer ao Palmeiras pela oportunidade.
Polivalente, Marlon afirmou estar pronto para atuar tanto como primeiro quanto como segundo volante:
Ainda não falamos sobre isso, mas eu consigo fazer as duas. O futebol mudou muito, essa questão do 8 estar virando 5 e o 10 virando 8. Meu intuito é ajudar. Como nossa presidente disse, será uma temporada difícil, de muitos desafios, que tenho certeza que será vitoriosa. Não vejo problema nenhum nas duas posições, fica a critério do mister Abel. Ele dá muita liberdade para o atleta e eu gosto disso também.
O volante revelou detalhes curiosos da primeira interação com o técnico português:
Primeiro já tinha uma conversa com o Palmeiras e, quando estava avançado, o Abel me mandou uma mensagem. Eu tomei um susto. Ele me deu um ‘boa tarde’ e não respondeu mais. Aí teve um probleminha na minha saída do Botafogo, e quando resolveu ele me ligou por vídeo e a gente conversou. É um grande treinador, muito vitorioso, um cara gigante no Palmeiras. Ele vai me potencializar muito. Estou de mente aberta, buscando minha melhor versão. Talvez minha versão dos últimos três anos não seja suficiente para honrar a camisa do Palmeiras, eu tenho que melhorar em muitos aspectos. Tenho certeza que darei muitos resultados aqui.
Com respeito ao ex-clube, Marlon definiu o encerramento da passagem como natural:
Não foi fácil, pela história que foi feita. Já agradeci ao Botafogo pela oportunidade, faz parte da minha história e não tem como apagar isso. Mas o ciclo chegou ao fim, todos entenderam isso. Agora é uma nova história que tenho certeza que será vitoriosa.
Allianz Parque e lembranças:
Eu lembro daquele jogo, em que falei que estávamos torcendo para o primeiro tempo acabar logo. Jogar no Allianz é muito difícil, mas graças a Deus agora estou a favor. Ansioso para sentir o calor da torcida. Será um momento muito especial na minha vida, feliz pela confiança do Palmeiras. Tenho certeza que será um ano muito vitorioso para nós. É um calendário cheio, diferente por conta da Copa do Mundo. Trabalhar para poder conquistar
Principais características:
Como você falou, fui o primeiro jogador da Série A em passes longos. É uma das minhas características. Já estou entrosando com o pessoal do ataque, é uma coisa que a comissão pede muito. Temos atacantes que atacam muito a profundidade. Tenho certeza que aqui será potencializado ainda mais. Tenho certeza que o Abel conhece minhas características.
O momento mais emocionante da entrevista foi ao lembrar do pai, falecido em 2017:
Aquela cadeira está vazia não é à toa. Eu tenho certeza que ele está ali assistindo. Difícil falar, porque meu pai foi muito importante para mim, minha mãe também, toda minha família. Por isso pedi para eles estarem aqui neste momento. Não foi fácil, não vai ser. Eles sabem do meu caráter, respeito, honestidade e humildade. Vou conquistar muitas coisas aqui com a camisa do Palmeiras.
Sobre o momento da piscadinha, que o jogador fez contra o Palmeiras, ele disse:
É um assunto delicado, mas foi bom você perguntar. É uma coisa que vocês não vão ouvir sempre, foi algo que me marcou muito. Foi bom você tocar nesse assunto, não gosto de falar. Foi um gesto infeliz da minha parte. Não tentei desrespeitar ninguém, pedi desculpas para os torcedores do Botafogo e do Palmeiras. É uma oportunidade para me desculpar com os que ficaram ofendidos. Isso não vai se repetir, foi algo que foi difícil para mim. Só vou mudar isso dentro de campo, para as pessoas entenderem que eu não sou esse Marlon. Mas esse é o meu perfil: foi uma infelicidade que não vai se repetir.









































