Gremistas
·6 October 2025
Marlon pode ser punido por declaração sobre arbitragem de RB Bragantino x Grêmio

In partnership with
Yahoo sportsGremistas
·6 October 2025
Inconformado com o resultado e a arbitragem, o lateral-esquerdo Marlon fez críticas ao árbitro Lucas Casagrande e ao VAR Gilberto Rodrigues Castro Junior após a derrota do Grêmio para o Red Bull Bragantino por 1 a 0, no último sábado (4), pelo Campeonato Brasileiro.
Antes de deixar o gramado do estádio Cícero de Souza Marques, em Bragança Paulista, o lateral Marlon desabafou sobre a expulsão de Kannemann no primeiro tempo e o pênalti marcado no último lance da partida. Na entrevista pós-jogo, o jogador afirmou que o Grêmio havia sido roubado.
“O Grêmio Futebol Porto-Alegrense está sendo categoricamente roubado desde que começou o campeonato. A gente vive numa liga onde você quer melhorar o calendário, mas a gente não tem nem profissionalização dos árbitros. A gente vem de anos e anos e anos de corrupção numa federação onde você não consegue legalizar as coisas né, e isso tem muita influência direta no futebol. Quem sabe agora o presidente que assuma agora consiga profissionalizar e melhorar os árbitros”, disse Marlon.
A declaração, que repercutiu em todo o país, pode render punição ao lateral pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) por críticas à arbitragem. Situação semelhante ocorreu com o zagueiro Vitão, do Inter, que criticou o árbitro Paulo César Zanovelli da Silva após a derrota para o Corinthians, no primeiro turno. “Aqui (Neo Química Arena) tem de jogar sempre contra 12”, afirmou o defensor.
Vitão foi punido com dois jogos de suspensão por maioria de votos, três auditores votaram por duas partidas e dois, por apenas uma. O zagueiro havia sido enquadrado inicialmente no artigo 243-F, que trata de “ofender alguém em sua honra por fato relacionado ao desporto”, mas acabou condenado com base no artigo 258, que prevê punição a quem “assumir qualquer conduta contrária à disciplina ou à ética desportiva”.
O capitão gremista foi expulso ainda no fim do primeiro tempo, após o árbitro Lucas Casagrande interpretar uma conduta violenta contra o zagueiro Pedro Henrique, do Red Bull Bragantino. Na súmula, o juiz relatou que foi chamado de “ladrão” por Kannemann durante o intervalo da partida.“Informo que expulsei de forma direta o atleta número 4, sr. Walter Kannemann por praticar conduta violenta, ao atingir com seu braço o rosto de seu adversário de número 14, sr. Pedro Henrique Ribeiro Gonçalves, com a bola ainda fora de jogo. Relato ainda que o atleta expulso permaneceu no campo de jogo por cerca de 5 minutos se negando a se retirar após a expulsão. Relato ainda que, no intervalo, enquanto a equipe de arbitragem se direcionava ao vestiário referido atleta saiu de seu vestiário vindo em nossa direção de forma agressiva, proferindo as seguintes palavras: “Fala agora o que eu fiz, seu ladrão, necessitando ser contido pelos seus companheiros e pelo policiamento”, escreveu.