oGol.com.br
·18 November 2024
In partnership with
Yahoo sportsoGol.com.br
·18 November 2024
Na reta final da temporada, o futebol sul-americano conheceu mais um campeão nacional. Neste domingo, o Olimpia segurou um empate sem gols, fora de casa, e confirmou o título do Campeonato Paraguaio Clausura, com duas rodadas de antecedência.
A confirmação da conquista veio em um duelo direto pela taça. Pela 20ª rodada, o Olimpia visitou o 2 de Mayo, vice-líder, e segurou a igualdade em 0 a 0. Com o empate, o time chegou aos 40 pontos somados, manteve a distância de sete para o rival na tabela e garantiu, de forma antecipada, a comemoração.
Tricampeão da Libertadores, o Olimpia é o maior campeão nacional do Paraguai. O clube conquistou pela sétima vez o título do Clausura, desde a sua remodelação em 2008. O Rey de Copas também detém o maior número de conquistas absolutas, com 38 títulos do Campeonato Paraguaio, contra 27 do rival Cerro Porteño.
Na conquista desta temporada, o Olimpia contou com nomes conhecidos no futebol brasileiro. O zagueiro argentino, Manuel Capasso, emprestado pelo Vasco, atuou como titular em toda a campanha, somando 29 jogos em toda a temporada. O veterano Lucas Pratto, ex-Atlético e São Paulo, também participou da campanha e contribuiu com três gols no Clausura. No entanto, a artilharia da temporada ficou a cargo de Derlis González, ex-Santos, autor de sete gols em 2024. Além dos destaques, Braian Montenegro, ex-Atlético Goianiense, e Ramon Martínez, ex-Novorizontino e Coritiba também participaram da conquista.
A conquista deste final de semana também coroou o primeiro título da carreira de Martín Palermo, como treinador. O ex-atacante argentino chegou ao Olimpia nesta temporada para substituir Francisco Chiqui Arce.
Aos 51 anos, Palermo começou a sua carreira na beira do gramado comandando o Godoy Cruz. O técnico ainda passou por Arsenal de Sarandí, Aldosivi e Platense no futebol argentino, antes de se aventurar fora do país. Antes de chegar ao Olimpia, Palermo também comandou Unión Espanhola e Curicó Unido, do Chile, e Pachuca, do México.
Desde que desembarcou no futebol paraguaio, Palermo somou 41 jogos, com retrospecto de 21 vitórias, 13 empates e sete derrotas. Além do título do Clausura, o argentino também levou o Olimpia ao terceiro lugar no Apertura e às quartas da Copa do Paraguai.