Leonino
·14 November 2025
Martínez justifica substituição de Gonçalo Inácio; Jogador do Sporting saiu ao intervalo

In partnership with
Yahoo sportsLeonino
·14 November 2025

Portugal perdeu com a República da Irlanda, por 2-0, em partida disputada na última quinta-feira, dia 13 de dezembro, que acabou por adiar a qualificação da Seleção Nacional para o Mundial 2026. No final da partida, Roberto Martínez justificou a saída de Gonçalo Inácio - jogador do Sporting - ao intervalo, assim como de João Cancelo, para as entradas de Renato Veiga e Nélson Semedo.
"Precisamos de tempo para podermos criar uma ligação entre os nossos jogadores. O Cancelo já tinha um cartão amarelo, não queríamos arriscar, e, depois, com o Renato Veiga, já fizemos muitas vezes isso, apostar no aspeto físico de um jogador durante 45 minutos", começou por referir.
De seguida, Martínez ainda ressalvou a necessidade de soluções, abordando a ausência de Raphael Guerreiro apesar da lesão de Nuno Mendes: "Nós precisamos de procurar soluções para preparar jogos a cada três dias, portanto é utilizar os jogadores polivalentes que temos. Isso não fez parte da derrota, a derrota aconteceu devido a um desempenho que não esteve ao nível do nosso nível normal".
Com este resultado, a Seleção Nacional volta a adiar o apuramento para o Mundial 2026. A equipa das Quinas volta a entrar em campo no próximo domingo, dia 16 de novembro, frente à Arménia. Nessa partida, os comandados de Roberto Martínez precisam apenas de um empate para confirmarem presença no próximo Campeonato do Mundo.
Neste arranque de temporada desportiva de 2025/26, Gonçalo Inácio - avaliado em 45 milhões de euros - é um dos pilares do Sporting. O defesa central verde e branco soma já 1.440 minutos em 16 jogos, nos quais já conseguiu fazer duas assistências para golo.









































