MundoBola
·20 January 2026
Meia do Grêmio surpreende comissão técnica e volta aos treinos em tempo 'recorde'

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola
·20 January 2026

O meia Monsalve foi a principal novidade no treinamento do Grêmio nesta terça-feira (20), no CT Luiz Carvalho. Fora das atividades desde 5 de janeiro, o jogador voltou a trabalhar com o grupo após apenas 15 dias, surpreendendo a comissão técnica.
A projeção inicial divulgada pelo clube indicava retorno somente após três meses. Mesmo assim, o atleta participou do aquecimento e do exercício de posse de bola comandado por Luís Castro.
Em rápido contato com a imprensa, o treinador evitou estipular prazo para o retorno do meia aos jogos. Segundo ele, a evolução física será analisada ao longo das próximas atividades. Apenas o início do treino foi liberado.
Em comunicado divulgado no dia 7 de janeiro, o Grêmio informou que Monsalve apresentou uma "exacerbação de lesão ligamentar do tornozelo direito ocorrida no final da temporada de 2025, causando instabilidade na articulação".
Havia a expectativa de cirurgia para correção do problema, o que acabou não acontecendo. Após nova avaliação, optou-se por um "tratamento conservador".
A comissão técnica aguarda os próximos dias para verificar se o jogador suportará a carga completa de treinos. A resposta física será determinante para a sequência do processo.
O último jogo de Monsalve foi em 9 de novembro do ano passado, no empate fora de casa contra o Fortaleza. Além do tornozelo, o colombiano também sofreu uma luxação no ombro direito em 2025, o que o afastou de parte das partidas.
Enquanto isso, Luís Castro segue lidando com outros desfalques no elenco. Balbuena, Kannemann, Braithwaite, Villasanti e Pavon continuam fora, todos em recuperação de diferentes tipos de lesão.
Nos próximos dias pode se confirmar a chegada de um defensor argentino. O volante/zagueiro Guido Rodríguez, de 31 anos, atualmente no West Ham, entrou no radar do clube gaúcho.
Segundo a 'ESPN', a negociação que era considerada difícil em razão da concorrência de equipes europeias, avançaram de forma significativa.
O argentino tem vínculo com os Hammers até o meio do ano e, por isso, já está apto a firmar um pré-contrato com outro clube. Essa condição abriu caminho para que o Tricolor evoluísse nas negociações. Dessa forma, o Grêmio agora trabalha para contar com Guido imediatamente.









































