AVANTE MEU TRICOLOR
·28 August 2025
MELHOR ZAGUEIRO DO BRASIL COM CRESPO, FERRARESI RECEBE SONDAGENS DA EUROPA

In partnership with
Yahoo sportsAVANTE MEU TRICOLOR
·28 August 2025
Venezuelano em partida do atual Brasileirão: solidez e destaque (Victor Monteiro)
RAFAEL EMILIANO@rafaelemilianoo
Os bastidores do São Paulo vem sendo de resiliência após o estafe do zagueiro Ferraresi comunicar que clubes da Europa os procuraram interessados na contratação do venezuelano.
O motivo é bastante simples: o jogador de 26 anos, consolidado como titular absoluto da defesa tricolor e da seleção de seu país nunca escondeu dos dirigentes a vontade em retornar ao Velho Continente, de onde foi contratado junto ao Grupo City em 2022, primeiro por empréstimo (estava no Estoril, de Portugal).
Até então nas últimas janelas, algumas deles quando estava em baixa no elenco, Ferraresi recebera sondagens de times argentinos, mexicanos e dos EUA, o que não lhe interessava. Existia a promessa aos seus empresários de que ofertas europeias, contudo, seriam analisadas com carinho.
Os nomes dos potenciais interessados no venezuelano não foram revelados ao AVANTE MEU TRICOLOR, mas as dicas são de que são clubes considerados de segundo escalão, de França e Itália.
Por mais que esteja precisando de dinheiro, o São Paulo entende o assédio de duas formas. Em uma mais prática, quer ter lucro sobre os cerca de R$ 20 milhões investidos na contratação em definitivo do jogador em 2024.
Na outra, mais complicada, há a notória carência do elenco para o setor defensivo. Com Hernán Crespo utilizando três zagueiros, o clube entende que os cinco nomes atuais disponíveis é o limite. E que não haveria tempo hábil (e nem dinheiro) para uma reposição à altura (a janela fecha na próxima terça-feira, em 2 de setembro).
À reportagem, fontes consultadas relatam que o jogador foi avisado de que os planos são para segurá-lo e não fez oposição. Ciente da sua importância, do bom momento vivido e de que nesse ritmo de atuações pode despertar vantagens até melhores, Ferraresi pediu aos empresários para frear o assédio.
Sábia decisão, visto que o venezuelano se tornou, segundo as estatísticas, o melhor zagueiro do Brasil desde a chegada de Crespo (uma ironia, já que com o antecessor Luis Zubeldía jogava mais como lateral-direito).
Desde a volta do Campeonato Brasileiro após a pausa para o Mundial de Clubes, Ferraresi é o único jogador com mais 40 desarmes realizados na competição (43!).
O desempenho dele é tão impressionante no quesito que aparece seis vezes na lista dos dez primeiros no recorde de desarmes em um único jogo do atual Brasileirão (ocupa segunda, terceira, quarta, quinta, sétima e décima posições). Todos jogos realizados após a chegada de Crespo (Internacional, Atlético-MG, Fluminense e Corinthians, respectivamente, no top cinco).
Se considerar todo o Brasileirão, desde o início, o venezuelano é o segundo colocado nos desarmes, com 54 ao todo, ficando atrás apenas do colega de time Enzo Díaz, autor de 56 ações do tipo.