Gazeta Esportiva.com
·26 March 2026
Memphis é denunciado pelo STJD por uso de celular no banco e pode ser suspenso

In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·26 March 2026

Por André Costa e Thais Bueno
O atacante Memphis Depay foi denunciado pela promotoria do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) nesta sexta-feira por ter utilizado o celular no banco de reservas do Corinthians no empate em 1 a 1 contra o Flamengo, no último domingo, pela oitava rodada do Campeonato Brasileiro.
O jogador pode ser enquadrado no Artigo 258 do CBJD (Código Brasileiro de Justiça Desportiva). A pena prevista é de um a seis jogos de suspensão, além da condenação ao pagamento de multa em valor proporcional. Veja, abaixo, o que versa o artigo:
“Art. 258. Assumir qualquer conduta contrária à disciplina ou à ética desportiva não tipificada pelas demais regras deste Código.
§ 1º É facultado ao órgão judicante substituir a pena de suspensão pela de advertência se a infração for de pequena gravidade. § 2º Constituem exemplos de atitudes contrárias à disciplina ou à ética desportiva, para os fins deste artigo, sem prejuízo de outros:
I — desistir de disputar partida, depois de iniciada, por abandono, simulação de contusão, ou tentar impedir, por qualquer meio, o seu prosseguimento II — desrespeitar os membros da equipe de arbitragem, ou reclamar desrespeitosamente contra suas decisões“.
A informação sobre a denúncia de Memphis no STJD foi inicialmente publicada pelo UOL e confirmada pela Gazeta Esportiva.
Memphis Depay se lesionou ainda no primeiro do empate entre Corinthians e Flamengo e precisou ser substituído. Ele foi ao vestiário e voltou ao banco de reservas no segundo tempo. As câmeras de transmissão, então, flagraram o holandês utilizando o aparelho nos acréscimos da etapa final.
Em publicação nas redes sociais, o camisa 10 do Corinthians justificou o uso do celular e disse que usava o aparelho para conversar com membros do departamento médico da seleção holandesa. A data Fifa se iniciou na última segunda-feira, e o atacante estava convocado para defender a Holanda, mas foi cortado pela lesão.
“Apenas para explicar, meu momento com o celular foi puramente para me comunicar com o departamento médico da Holanda naquele momento. Vim ao gramado para mostrar apoio aos meus companheiros enquanto poderia ter ficado no vestiário por causa da lesão. Também estou chateado com o resultado do jogo. Vamos continuar trabalhando por dias melhores”, disse o holandês na publicação.
Memphis viajou à Holanda na segunda-feira e iniciou o tratamento do estiramento no músculo anterior da coxa direita com os médicos de sua seleção. Na atual temporada, o atacante acumula um gol e uma assistência em 12 partidas pelo Corinthians.









































