MundoBola
·4 December 2025
Mercado da bola: Fluminense e Palmeiras disputam contratação do zagueiro Nino

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola
·4 December 2025

O zagueiro Nino, do Zenit-RUS, está na mira de Fluminense e Palmeiras. Após cerca de um ano na Rússia, o defensor voltou ao radar de clubes brasileiros e deve ser "peixe grande" no mercado da bola na próxima janela. Titular no leste europeu, o jogador, no entanto, vê com bons olhos um retorno ao futebol brasileiro.
A informação foi divulgada primeiramente pela 'Rádio Itatiaia'. Segundo o jornal, até o momento, nem Fluminense e nem Palmeiras apresentaram uma oferta oficial ao time russo por Nino. Ambos tratam com cautela uma aproximação com o Zenit, que costuma adotar uma postura dura em negociações.
Neste negócio, o Fluminense, no entanto, surge como favorito e com um trunfo. A diretoria tricolor mantém uma boa relação com Nino, já que o jogador foi para o Zenit após uma temporada histórica no time das laranjeiras. Dessa forma, até enxerga com facilidade a possibilidade de abrir conversas visando um possível retorno do zagueiro ao Rio de Janeiro.
Inclusive, na última janela, o Fluminense tentou repatriar Nino. Porém, o Zenit não aceitou negociar o atleta naquele momento.
No momento, Nino vive um bom momento na Rússia. O zagueiro é bem avaliado pelo Zenit e possui um contrato financeiramente interessante. Mesmo assim, diante de possíveis investidas do futebol brasileiro, o defensor de 28 anos analisará as propostas com cuidado e não descarta voltar ao Brasil.
No lado do Palmeiras, Nino foi monitorado e bem avaliado pela equipe de scout do clube. Apesar de uma análise inicial muito positiva, ainda não foi decidido se o Verdão avança ou não para uma proposta concreta. Isso porque, o clube esteve totalmente focado na disputa da reta final do Brasileirão e na decisão da Libertadores, o que atrasou movimentações no mercado.
Porém, outro ponto que pode jogar contra o Palmeiras, além da dúvida, é a relação do time com o Zenit. No início de 2025, o Verdão estava perto de fechar a contratação do meia Claudinho, na época também do Zenit, mas o jogador acabou acertando de última hora com o Al-Sadd, do Catar. A situação gerou desgaste entre as partes e o clube paulista não ficou satisfeito com a postura dos russos, estremecendo esse relacionamento.
Nino é titular absoluto do Zenit e já soma 14 partidas e um gol na atual temporada. Com convocações para a Seleção Brasileira, o zagueiro deixou o Brasil como um dos melhores do país na posição. Em 2023, fez história como capitão do Fluminense no título inédito tricolor da Libertadores.









































