oGol.com.br
·26 July 2025
Mesmo com expulsão, Brasil empata com a Colômbia e define semifinal na Copa América

In partnership with
Yahoo sportsoGol.com.br
·26 July 2025
O Brasil definiu nessa sexta-feira, 25, a sua posição para a semifinal da Copa América Feminina. Em jogo nervoso contra a Colômbia, em que atuou por 70 minutos com uma jogadora a menos, a seleção brasileira segurou o 0 a 0 e garantiu a liderança.
Com 10 pontos em quatro rodadas, o Brasil liderou o Grupo B da Copa América e enfrentará o Uruguai na semifinal da Copa América. A outra semifinal será entre Argentina e Colômbia.
Desde cedo, o Brasil descobriu que não teria vida fácil contra a Colômbia, que apareceu bem no ataque, principalmente pelos pés de Linda Caicedo. Ainda assim, a primeira finalização perigosa da partida foi brasileira. Aos 8, Kerolin fez o lançamento, Jhonson acionou Dudinha, que girou e finalizou com muito perigo após desvio.
A Colômbia também ficou no quase. Aos 13, Caracas avançou bem pela esquerda e cruzou rasteiro para o meio da área, onde Mayra Ramirez completou para defesaça de Lorena. Com a Colômbia mais presente no ataque, o jogo esteve quente, com muitas faltas e disputas ríspidas.
Foi nesse cenário que o Brasil levou um grande baque. Aos 23, a goleira Lorena saiu da área para impedir uma finalização de Caicedo e tocou com o braço na bola. Ela foi expulsa. Com uma jogadora a mais, a Colômbia seguiu finalizando mais vezes e faltou melhor pontaria.
A seleção brasileira só foi acertar o alvo aos 42, quando Kerolin pedalou bonito para passar pela marcação, chutou forte de longe e a goleira Tapia defendeu em dois tempos. Foram longos acréscimos, ainda com a Colômbia ofensiva, mas sem levar grande perigo.
Mesmo com uma jogadora a menos, a seleção brasileira voltou melhor para o segundo tempo e menos acuada conseguiu levar perigo. Logo no primeiro lance, Dudinha arriscou de fora da área e deu o recado a goleira Tapia. O brasil ficou no quase aos 12, quando a lateral Yasmin foi lançada livre na esquerda, bateu cruzado para o meio a bola passou perto da meta.
O Brasil assumiu o controle da partida e ocupou o campo de ataque, apesar das dificuldades criativas e do excesso de finalizações de fora da área. A Colômbia que ficou mais perto de marcar, em nova escapada de Linda Caiceda, que avançou bem pela esquerda e cruzou para Parvi. A atacante marcaria, mas Mariza fez o corte providencial.
A situação brasileira ficou ainda mais complicada quando Gabi Portilho sofreu uma falta dura, chorou de dor e precisou deixar o campo. Como o Brasil já tinha feito as cinco substituições, a atacante voltou a campo com proteção no joelho. Na reta final travada e nervosa, o Brasil que teve a melhor chance, em falta cobrada por Yasmin, que parou na trave. O empate foi suficiente.
Live