MundoBola
·9 January 2026
Messi revela plano ambicioso para aposentadoria do futebol

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola
·9 January 2026

Um dos maiores jogadores de todos os tempos, Lionel Messi se encaminha para o fim da gloriosa e premiada carreira. Aos 38 anos e com excelentes números na última temporada pelo Inter Miami, o argentino já aborda os planos para a aposentadoria dos gramados. E um deles é absolutamente ambicioso: fundar e gerenciar o próprio clube.
Em entrevista bastante diferente do convencional, solto e disposto a falar sobre assuntos nem tão pertinentes ao futebol, Messi revelou o sonho de ter o próprio clube. O desejo, segundo ele, é de dar oportunidades às crianças e contribuir para a sociedade. Ser técnico, por outro lado, não é algo que o faça brilhar os olhos.
"Não me vejo como um técnico. Eu até gosto da ideia, mas gosto de ser um proprietário. Quero ter meu próprio clube, começar do zero e torná-lo grande. Poder dar às crianças a oportunidade de se desenvolverem e alcançar algo importante. Se tivesse de escolher, isso me empolgaria mais", ressaltou Messi ao canal "Luzu TV".
Apesar do desejo, Messi ainda não indicou quando pretende pendurar as chuteiras. E, se a última temporada servir de inspiração, a carreira ainda pode durar alguns anos: o argentino conduziu o Inter Miami ao primeiro título de MLS da história do clube e alcançou números impressionantes.
Na temporada em que mais entrou em campo pelo Inter Miami, Messi jogou 49 partidas e marcou 43 gols, além de 26 assistências. São 69 participações diretas nos gols do time americano, uma média de 1,4 por jogo. As estatísticas o colocaram na briga pelo prêmio de "Rei da América", que ficou com Arrascaeta, do Flamengo.
Para 2026, o objetivo total de Messi é a Copa do Mundo, que acontece em Estados Unidos, Canadá e México. Campeão do último Mundial da Fifa, em 2022, o argentino busca o bicampeonato no que promete ser seu último torneio de grande porte na carreira.









































