Zerozero
·26 January 2026
Mudou o treinador, os resultados mantiveram-se: Tondela continua na zona vermelha da tabela

In partnership with
Yahoo sportsZerozero
·26 January 2026

O CD Tondela continua com vida difícil na Liga Portugal Betclic. Os beirões voltaram a perder de forma expressiva - 3-0 em Famalicão - e continuam mais uma semana na zona vermelha da tabela.
Tal como praticamente todas as equipas que não têm os resultados mais positivos desde início, o Tondela trocou de treinador. Ivo Vieira por Cristiano Bacci, uma mudança que, até ao momento não tem trazido alterações nos resultados dos beirões.
O madeirense fez seis pontos nos primeiros 11 jogos, Bacci leva os mesmos seis pontos em oito partidas, sinal de pouca melhoria.
Com Ivo Vieira, a temporada começou com uma derrota em Braga. 3-0, um resultado completamente enganador, pois os beirões poderiam estar a vencer por 0-3 antes dos arsenalistas marcarem, fruto do desperdício dos avançados da equipa tondelense.
O Tondela seguiu o seu trajeto: perdeu com FC Famalicão e Alverca em jogos muito equilibrados, decididos no pormenor, empatou com Estoril e FC Alverca apesar de ser superior e venceu o Santa Clara.
Para uma equipa que tinha acabado de subir da Segunda Liga - sem ser um dos grandes candidatos a essa ascensão, diga-se - os resultados não estavam a ser muito maus para o Tondela.
O que é certo é que uma derrota pesada em Vila do Conde, derrotas expectáveis diante Sporting CP e SL Benfica, um empate em Vila das Aves e uma derrota com o Vitória SC - onde o CD Tondela atirou três bolas aos ferros - acabou com o trajeto de Ivo Vieira, o escolhido para suceder a Luís Pinto. O futebol não era nada mau, mas os resultados não acompanharam.
Seguiu-se Cristiano Bacci no comando técnico do CD Tondela. O treinador italiano chegou ao banco beirão a 13 de novembro de 2025, com a missão clara de inverter um início de temporada complicado. Um treinador mais resultadista e defensivo, com uma missão clara: conduzir a equipa à manutenção na Liga Portugal Betclic.
A expectativa gerada pela contratação de Bacci, de 50 anos, era de um reforço de liderança e experiência, fruto das suas passagens anteriores por clubes portugueses como Olhanense, Boavista e Moreirense.
Contudo, os números ao leme da equipa refletem um trajeto difícil: em nove partidas sob o seu comando, o Tondela somou apenas duas vitórias (e sete derrotas), distribuídas entre o campeonato e Taça de Portugal, onde foi eliminado pelo Caldas.
A era de Bacci na Liga Portugal Betclic começou com uma grande vitória em Barcelos diante do Gil Vicente, indicando que as coisas poderiam melhorar.
No entnto, FC Porto, Nacional e Casa Pia AC derrotaram os beirões, antes de estes conseguirem vencer o Arouca por 3-1.
Nas últimas três partidas, contra os minhotos - todos na luta europeia - três derrotas e nenhum golo marcado. Moreirense, SC Braga e FC Famalicão bateram os tondelenses, que não conseguem sair da zona vermelha da tabela.
Em Famalicão, faltou um pouco de tudo aos comandados de Bacci. Faltou acutilância ofensiva quando o jogo estava equilibrado, faltou coesão quando o Famalicão assumiu as rédeas do jogo e, acima de tudo, faltou capacidade mental e vontade de virar o jogo quando a equipa se apanhou a perder.
Os dois últimos golos - de Gil Dias e Pedro Santos - são bem explicativos da passividade que o Tondela teve no momento defensivo, tornando o resultado ainda mais duro.
Conseguirá Cristiano Bacci dar a volta por cima com o Tondela ou será o próximo treinador a ser substituído na Liga Portugal Betclic?









































