Zerozero
·10 September 2025
Mundial alargado para 48 seleções «salvou» Brasil de maior embaraço

In partnership with
Yahoo sportsZerozero
·10 September 2025
O Brasil assegurou a sua presença no Mundial 2026 durante as eliminatórias da CONMEBOL, mas deve agradecer ao novo - e amplamente criticado - formato da prova. Sem o aumento de vagas - para 48 -, a seleção de Carlo Ancelotti poderia enfrentar o risco inédito de ficar de fora do Mundial.
Seleção com maior número de conquistas da prova, o Brasil projeta internacionalmente a imagem de país do futebol. É a única seleção que marcou presença em todas as edições do Mundial. E continuará assim, mas apenas devido ao regulamento que agora permite a participação de 48 seleções no torneio.
A campanha atual é a pior da história. Com 28 pontos, o Brasil obteve um desempenho inferior aos 30 pontos alcançados na confusa trajetória para o Mundial de 2002. Naquela época, a seleção canarinha lutou para garantir a vaga e apenas na última jornada da qualificação o conseguiu. Terminou em terceiro lugar, empatado com o Paraguai, que também se qualificou.
Com a derrota para a Bolívia (1-0) e os resultados de Equador, Colômbia e Uruguai na última jornada da qualificação, o Brasil desceu para o quinto lugar. No passado recente - até à qualificação para o Mundial 2022 -, isso seria apenas suficiente para avançar para o playoff..
Carlo Ancelotti, que assumiu na fase final da qualificação, trouxe nova energia para a seleção. Porém, isso não foi suficiente para evitar um (quase) vexame histórico.