
Calciopédia
·4 April 2025
Na 31ª rodada, o Bologna pega o Napoli no primeiro dos duelos que podem definir a Serie A

In partnership with
Yahoo sportsCalciopédia
·4 April 2025
O fiel da balança? A partir da 31ª rodada, numa sequência que se encerrará na 33ª, o Bologna, atual quarto colocado da Serie A, enfrentará os três primeiros, que ainda brigam pelo scudetto. Pensando em garantir mais uma participação na Champions League e com motivos de sobra para somar nove pontos nessas partidas, o time emiliano é senhor do seu destino e também poderá encaminhar a festa do título para Inter, Napoli ou Atalanta – num cenário mais remoto, até tem chances de entrar na disputa pelo troféu.
A maratona do Bologna começa em casa, contra o Napoli, vice-líder – depois passa por Bérgamo, em visita à Atalanta, terceira colocada, e termina no Renato Dall’Ara, ao receber a Inter, primeira; a rigor, os emilianos ainda terão vários outros embates contra times da parte alta da tabela, mas esse é um assunto para outro momento. Na 31ª rodada, a Serie A ainda terá vários outros jogos importantes, com confrontos diretos envolvendo todas as equipes classificadas da segunda à nona posição. Só a Beneamata, que encara o Parma, está fora disso. No fim de semana, teremos ainda Roma-Juventus, Atalanta-Lazio e Milan-Fiorentina. Está bom para você? Confira, abaixo, a prévia da jornada.
Bologna x Napoli
No papel, o confronto com o Bologna tende a ser o mais difícil dos oito que o Napoli ainda terá pela frente nesta Serie A – afinal, é o único dos adversários que se encontra no grupo dos 10 primeiros colocados no momento. Portanto, bater os emilianos, que estão em plena forma e vêm de cinco vitórias consecutivas no campeonato, seria essencial para o time de Antonio Conte. A trupe de Vincenzo Italiano, por sua vez, mira alto e pode até tomar a terceira posição da Atalanta, em caso de triunfo combinado a uma derrota da Dea. O objetivo de melhorar os números da histórica temporada 2023-24 e, de quebra, se classificar para a Champions League outra vez, é bastante factível para os rossoblù.
O Bologna é um dos times que o Napoli mais vezes derrotou na Serie A – com 50 vitórias dos azzurri em 131 confrontos, é o quarto no ranking. Além disso, os partenopei perderam apenas o mais recente dos últimos 10 confrontos com os emilianos no campeonato, justamente na partida que marcou a classificação dos rossoblù para a Champions League. No recorte mencionado, o time napolitano venceu seis vezes e o mais recente sucesso dos bolonheses sobre o adversário no Renato Dall’Ara ocorreu em maio de 2019.
Se o Bologna de Vincenzo Italiano vem de cinco vitórias consecutivas pela Serie A e pode igualar a ótima marca de seis triunfos seguidos obtidos sob o comando de Thiago Motta, em 2023-24, o Napoli busca ganhar dois jogos em sequência pelo campeonato pela primeira vez desde janeiro. Vale destacar que a boa fase dos emilianos se deve, em boa medida, ao desempenho de Orsolini, que balançou as redes cinco vezes nas últimas cinco ocasiões que entrou em campo. O ponta, aliás, igualou seu recorde de gols em uma única temporada – são 11, assim como em 2022-23 – e se tornou o jogador italiano com mais tentos nas últimas três temporadas (32). Orso, contudo, jamais contribuiu com um golzinho ou assistência em 11 duelos contra os partenopei pela competição.
Prováveis escalações
Bologna: Skorupski; Holm, Beukema, Lucumí, Miranda; Freuler, Pobega; Orsolini, Odgaard, Ndoye; Castro.
Napoli: Meret; Di Lorenzo, Rrahmani, Buongiorno, Olivera; Anguissa, Lobotka, McTominay; Politano, Lukaku, David Neres.
Atalanta x Lazio
Há duas rodadas, a Atalanta ainda sonhava com a possibilidade de vencer o primeiro scudetto de sua história, mas pouco menos de um mês depois, a equipe de Gian Piero Gasperini não tem mais nem mesmo o cenário de tranquilidade na luta por uma vaga na Champions League – se perder para a Lazio, pode até perder a terceira posição para o Bologna. Ao mesmo tempo, porém, os bergamascos querem fazer a sua parte e torcem para os bolonheses superarem tanto Napoli quanto Inter para, quem sabe, voltarem a brigar pela liderança. Assim como a Dea, a Lazio vem em queda e, sem ganhar há três rodadas, necessita desesperadamente de um grande resultado para não perder terreno na busca por uma vaga em competições europeias.
Pela Serie A, o retrospecto recente do confronto é de muito equilíbrio. Nos últimos nove jogos, foram registrados três empates e três vitórias para cada lado – o mais recente terminou empatado e, assim, é possível que duas igualdades em sequência ocorram no duelo pela primeira vez desde 2021-22.
Na atual edição do campeonato, Atalanta e Lazio atravessam fases negativas, o que dificulta qualquer prognóstico. De um lado, a Dea, que vem de duas derrotas seguidas, tem sofrido muito com o apagão de De Ketelaere. Se o belga contribuiu com 10 gols (marcou cinco e forneceu cinco assistências) nas 16 primeiras rodadas da Serie A, não participou ativamente de nenhum tento nas 13 mais recentes. Já os aquilotti ganharam apenas uma vez nas seis derradeiras jornadas, podendo inclusive chegar à quarta partida consecutiva sem triunfos, o que ocorreu pela última oportunidade em julho de 2020.
No Olímpico, Roma e Juventus se enfrentarão num cenário bem diferente daquele em que se encararam no primeiro turno (Getty)
Roma x Juventus
Com sete vitórias consecutivas e 14 rodadas de invencibilidade na Serie A, a Roma vem protagonizando uma das maiores escaladas da competição nos últimos anos e, se vencer a Juventus no domingo, empatará com a adversária na tabela. Muito do sucesso da Loba se deve a Claudio Ranieri, que soube resolver com maestria a situação caótica que vivia a equipe capitolina, que conhece como a palma de sua mão, e a conduziu até a briga por uma vaga em torneios continentais – o que parecia impossível após a forte turbulência registrada na gestão de Ivan Juric, que assumiu após a inesperada demissão de Daniele De Rossi. Aliás, era DDR que comandava os giallorossi no embate com a Velha Senhora no primeiro turno. Como se sabe, o técnico bianconero também mudou, já que Thiago Motta fracassou e deu lugar a Igor Tudor.
Com quatro empates e quatro vitórias, a Juventus perdeu apenas um dos últimos nove jogos contra a Roma na Serie A. Caso vença o confronto deste domingo, a Loba, além de igualar a Velha Senhora na tabela, também chegaria a seu oitavo triunfo consecutivo no certame, algo que aconteceu apenas quatro vezes em sua história. A sequência mais recente já tem quase uma década e foi registrada entre janeiro e março de 2016, sob o comando de Luciano Spalletti.
Com a chegada de Tudor, que venceu o Genoa em sua estreia, Vlahovic e Yildiz voltaram ao time titular da Juventus. O talento turco, aliás, decidiu o confronto com os rossoblù e deve manter sua vaga no onze inicial para o jogo contra a Roma. Caso marque novamente, poderá ultrapassar Kean na lista de jogadores que mais marcaram gols com a camisa bianconera antes de fazer 20 anos desde a temporada 1994-95. Hoje, os dois têm sete.
Sexta, 4/4, 15h45 Genoa x Udinese
Sábado, 5/4, 10h Monza x Como
Sábado, 5/4, 13h Parma x Inter
Sábado, 5/4, 15h45 Milan x Fiorentina
Domingo, 6/4, 7h30 Lecce x Venezia
Domingo, 6/4, 10h Torino x Verona Empoli x Cagliari