Nação Rubro-Negra! Tudo o que você precisa saber sobre o pedido do Flamengo à ONU; saiba como ajudar | OneFootball

Nação Rubro-Negra! Tudo o que você precisa saber sobre o pedido do Flamengo à ONU; saiba como ajudar | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: 90min

90min

·9 September 2025

Nação Rubro-Negra! Tudo o que você precisa saber sobre o pedido do Flamengo à ONU; saiba como ajudar

Article image:Nação Rubro-Negra! Tudo o que você precisa saber sobre o pedido do Flamengo à ONU; saiba como ajudar

Nesta terça-feira, 9, o Flamengo surpreendeu ao lançar uma campanha, no mínimo, inusitada. Ligada à ideia da "ousadia, irreverência e saudável soberba rubro-negra", a iniciativa pede à Organização das Nações Unidas (ONU) que reconheça oficialmente a Nação Rubro-Negra como a primeira “Nação simbólico-cultural” do planeta. É isso mesmo! Com Zico como porta-voz, o Fla pretende celebrar a grandeza da marca em pedido formalizado junto à entidade. O vídeo de campanha, veiculado na Flamengo TV, ainda conta com a aparição de Adriano Imperador, outro grande ídolo da história do clube. Veja a seguir tudo o que você precisa saber sobre o pedido do Flamengo à ONU e saiba como ajudar.


OneFootball Videos


Criada pela Artplan, com a agência Quintal sendo responsável pela estratégia de conteúdo e criação de seus desdobramentos, a campanha lançada pelo Flamengo busca celebrar a grandeza do clube, bem como da marca. Em pronunciamento oficial à Flamengo TV, diretamente do Maracanã, Zico, o 'Galinho', se dirigiu à Nação para falar sobre a proposta, exaltando a força da torcida do clube.

"Se fôssemos um país, teríamos a 36ª maior população do mundo. Somos mais de 45 milhões de pessoas unidas por uma mesma bandeira, por uma mesma cultura e por um mesmo sentimento que atravessa gerações. O Flamengo não é apenas um clube, é uma Nação."

O montante de mais de 45 milhões de torcedores busca validar o Flamengo para além do cerne esportivo, expandindo-o também para o universo da expressão cultural. Com ativações digitais, conteúdos multiplataforma e ações de engajamento, a campanha da equipe busca estabelecer diálogo com casos internacionais de marketing esportivo e cultural através de símbolos, rituais e identidade coletiva.

Qual objetivo da campanha?

Buscando trazer ainda mais engajamento para a torcida rubro-negra, o Flamengo lançou a campanha em questão como movimento simbólico para afirmar a força cultural, social e emocional do clube. Dessa forma, o objetivo é, através da iniciativa, permitir que a instituição ultrapasse ainda mais fronteiras através do reconhecimento por parte da ONU da Nação Rubro-Negra como a primeira “Nação simbólico-cultural” do planeta.

Com a validação internacional, o reconhecimento, de caráter simbólico, significaria a concretização factual de um fenômeno que já é realidade no Brasil e fora dele: a crescente exponencial do clube em todas as áreas, sobretudo as que envolvem história e tradição. Como deveria ser, a campanha permite a participação direta da torcida, que pode assinar a petição digital acessando o seguinte endereço: peticao.flamengo.com.br.

"Uma Nação que não se define pela geografia, mas pelo sentimento coletivo. Que tem música, histórias, heróis, costumes e tradições. E, principalmente, um povo espalhado por todo o planeta. Isso é a Nação Rubro-Negra "- Zico

→ Quer receber notícias, informações e muito mais sobre o Flamengo? Clique aqui e entre no nosso canal do WhatsApp!

View publisher imprint