Hugogil.pt
·3 February 2026
“Não sei se mereço”, Aursnes abre o coração

In partnership with
Yahoo sportsHugogil.pt
·3 February 2026

Fredrik Aursnes está de regresso à seleção da Noruega, pouco mais de quatro meses antes do Mundial 2026, e decidiu explicar publicamente uma decisão que admite ter sido emocionalmente difícil. O médio do Sport Lisboa e Benfica, de 30 anos, tinha-se afastado da equipa nacional há quase dois anos.
«Sinto que é apropriado explicar-me ao povo norueguês, pois compreendo que haverá reações», começou por afirmar Aursnes, poucas horas depois de ter comunicado a decisão a José Mourinho. O jogador reconheceu sentir algum desconforto por regressar numa fase em que a Noruega já garantiu a qualificação para o Mundial, sem a sua participação. «De certa forma, não mereço ir ao Mundial, porque não contribuí em nada para isto. Todos os que participaram fizeram um trabalho fantástico e eu não fiz parte disso», confessou.
O médio explicou que a saída da seleção, em 2024, esteve relacionada com desgaste físico e mental. «Era o meu primeiro ano no Benfica, nunca tinha jogado tanto antes e demorei algum tempo a habituar-me àquele ritmo de vida diário», recordou. Agora, diz sentir-se diferente. «Estou mais habituado a esta rotina, recuperei a energia e comecei a sentir saudades dos estágios e dos jogos pela Noruega.»
Aursnes admitiu ainda que a possibilidade de disputar um Mundial foi determinante. «Talvez só aconteça uma vez na vida e acho que me arrependeria para sempre se não aproveitasse esta oportunidade.» O apoio do selecionador Ståle Solbakken foi decisivo. «Tive boas conversas com o Stale, senti-me muito desejado e isso foi importante para mim», concluiu.








































