Gazeta Esportiva.com
·3 December 2025
Neymar recupera protagonismo no Santos e mira manter desempenho em reta final do Brasileirão

In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·3 December 2025

O poder de decisão de Neymar é uma das principais esperanças do Santos na briga contra o rebaixamento no Campeonato Brasileiro. O craque fez a diferença nas últimas duas partidas em que esteve em campo e mira assumir o protagonismo novamente diante do Juventude nesta quarta-feira.
O Santos ganhou um respiro no Brasileirão ao vencer o Sport na última rodada. Neymar brilhou no triunfo por 3 a 0, na Vila Belmiro, e foi decisivo para tirar o Peixe da zona de rebaixamento. Agora contra o já rebaixado Juventude, o craque tenta repetir o desempenho recente e também do primeiro turno para ajudar a equipe novamente.
Neymar se recuperou recentemente de uma lesão muscular na coxa direita e voltou a atuar pelo Santos no último dia 1º de novembro, contra o Fortaleza. Desde então, o craque disputou quatro dos seis jogos do Alvinegro Praiano, sendo titular em todas as ocasiões.

Contra o Mirassol, por exemplo, o astro foi o principal personagem do Santos – positiva e negativamente. O camisa 10 abriu o placar aos quatro minutos ao aproveitar passe de Lautaro Díaz em contra-ataque. Contudo, terminou o jogo como vilão após cometer pênalti sobre Reinaldo, levando ao empate do time do interior paulista.
Após o confronto, Neymar sentiu dores no joelho esquerdo e passou por exames, que constataram uma contusão na região. Ele foi poupado do duelo contra o Inter, o qual o Santos empatou em 1 a 1. O craque, entretanto, demonstrou vontade de atuar no sacrifício por entender a situação da equipe e jogou contra o Sport.
Foi justamente contra o Sport que o camisa 10, mesmo com dores, assumiu o protagonismo e fez o que se espera dele. O atacante foi às redes e abriu caminho para a vitória do Santos. Depois, ainda deu a assistência para o gol de João Schmidt, que selou o triunfo da equipe santista e tirou-a do Z4.
Reassumindo o protagonismo no Santos nesta reta decisiva de temporada e jogando no sacrifício, Neymar também busca repetir o desempenho contra o Juventude no primeiro turno. O craque fez uma de suas melhores partidas desde o retorno na vitória por 3 a 1, no Morumbis, pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Na ocasião, o astro anotou o primeiro gol e, já na reta final do jogo, marcou de pênalti para fechar o placar. De acordo com dados do Sofascore, ele ainda finalizou seis vezes, sendo quatro na direção do gol, e perdeu uma grande oportunidade – ou seja, poderia ter deixado o Morumbis com um hat-trick.
Ainda segundo a plataforma, o craque somou 74 ações com a bola, contribuiu com cinco passes decisivos e acertou três de quatro cruzamentos, além de ter completado 94% dos passes. Ele ainda sofreu três faltas e recuperou cinco bolas, com quatro duelos ganhos pelo chão.
Agora, Neymar busca repetir o desempenho do primeiro turno para voltar a ajudar o Santos na luta contra o rebaixamento. O Peixe figura na 16ª colocação, com 41 pontos, e tem a mesma pontuação do Internacional, que abre o Z4. Uma vitória, portanto, é fundamental para a permanência do clube na primeira divisão.
No momento, o Santos está na 16ª colocação do Brasileirão, com 41 pontos, assim como o Inter, primeiro time na zona de rebaixamento. Os paulistas levam vantagem no saldo de gols.
O Juventude, por sua vez, já está matematicamente rebaixado para a Série B. A equipe gaúcha está em 19º lugar, com 34 pontos.









































