Zerozero
·27 September 2025
No encontro português entre Leonardo Jardim e Nuno Moreira, Vasco vence o Cruzeiro

In partnership with
Yahoo sportsZerozero
·27 September 2025
No encontro português entre o técnico Leonardo Jardim e o meia Nuno Moreira, o Vasco levou a melhor e venceu o Cruzeiro, por 2 a 0, no Rio de Janeiro.
O Cruz-Maltino sobe para o décimo lugar no Brasileirão, com 30 pontos, e distancia-se oito pontos do Vitória, primeiro clube na zona de despromoção. Por sua vez, a Raposa, com 50 pontos, vê o fim de uma sequência de sete jogos sem perder, com seis vitórias, perdendo a oportunidade de assumir a liderança e podendo ver o Palmeiras ultrapassá-lo no domingo.
O Cruzeiro iniciou o jogo dominando o terreno adversário, pressionando a saída de bola e criando jogadas com velocidade. William esteve perto de abrir o marcador para os mineiros numa cobrança de falta com o pé esquerdo que passou perto do poste de Léo Jardim.
Contudo, na primeira vez que conseguiu ultrapassar a linha de pressão adversária, o Vasco adiantou-se no marcador. Pumita fez um excelente passe longo para Paulo Henrique, que superou a marcação e cruzou de esquerda. Rayan surgiu na área para desviar de cabeça e vencer Cássio: 1 a 0.
O golo deu confiança ao Vasco, que começou a jogar mais no campo ofensivo com Coutinho e Nuno Moreira. A Raposa ainda ameaçou num canto de Matheus Pereira, mas já não conseguia pressionar o adversário como antes.
A equipa celeste só voltou a pressionar utilizando as alas do campo, e numa recuperação de um cruzamento, Matheus Pereira esteve muito perto do empate com um remate que rasou o poste. No entanto, Robert Renan e Cuesta mostraram boa solidez defensiva para repelir as investidas.
O Cruzeiro, que foi muito menos criativo do que o habitual na primeira parte, regressou para a segunda metade a criar perigo nas bolas paradas. Matheus Pereira cobrou um livre para a área e Fabrício Bruno cabeceou, mas Léo Jardim defendeu.
O Vasco mostrava-se muito combativo defensivamente, com Rayan e Vegetti a recuperarem constantemente bolas na defesa. Até Diniz substituir Vegetti para dar mais velocidade à equipa com David. Andrés Gómez também entrou no lugar de Nuno Moreira, com a mesma ideia, focando mais nos contra-ataques.
Leonardo Jardim, o treinador português e não o guarda-redes vascaíno, viu Arroyo entrar bem no jogo e contou com Matheus Pereira e Christian mais participativos. A Raposa foi encurralando o adversário na defesa.
Só que Matheus Henrique, que tinha entrado há pouco, errou após um lançamento de Robert Renan e Paulo Henrique ficou livre na área para fazer 2 a 0. No melhor momento cruzeirense no jogo, o segundo golo dos donos da casa. O ambiente na Colina mudou completamente e Coutinho quase fez 3 a 0 numa cobrança de falta no canto. Cássio esticou-se para defender.
A equipa celeste demorou a reencontrar-se e um contra-ataque quase decidiu o jogo. Rayan lançou Coutinho, que temporizou e esperou pela chegada de David, que rematou forte de esquerda. Ao lado. O Cruzeiro respondeu na primeira boa jogada de Kaio Jorge, que conseguiu superar Robert Renan na área pela primeira vez e rematou cruzado. Paulo Henrique quase marcou na própria baliza, mas Léo Jardim evitou.
O jogo tornou-se muito aberto no final, e transformou-se numa troca de ataques. Pumita voltou a ameaçar o terceiro golo cruz-maltino ao receber um excelente passe de Coutinho na área, driblar a marcação e rematar forte. Desviado, o remate saiu com perigo por cima. Aos poucos, contudo, os donos da casa começaram a gerir a vantagem e contaram com o apoio dos adeptos para segurar o 2 a 0. No encontro português, Nuno Moreira levou a melhor no Rio de Janeiro.