MundoBola Flamengo
·7 January 2025
In partnership with
Yahoo sportsMundoBola Flamengo
·7 January 2025
Carlos Noval foi mantido como gerente das categorias de base e já trabalha para reforçar o departamento. Um novo profissional pode chegar para coordenar as categorias de base em breve. Trata-se de Kadu Borges, que estava trabalhando no Botafogo como coordenador técnico das categorias Sub-15 e Sub-20.
A informação é do canal Flazoeiro, que explica que o convite a Kadu Borges foi feito pelo próprio Carlos Noval. Kadu chegaria para ser gerente metodológico técnico da base, nomenclatura nova no clube.
O nome é conhecido do Flamengo, e já trabalhou no clube anteriormente, mas como coordenador técnico, sendo braço direito de Carlos Noval. Em 2019, inclusive, os dois fizeram parte de uma excursão pela Europa, visitando clubes como o Ajax, para importar boas ideias para dentro do Flamengo.
Kadu Borges fez parte diretamente da formação de diversos craques que saíram da base rubro-negra, como Vinícius Júnior e Lucas Paquetá. Sua passagem se iniciou como estagiário no Departamento de Futsal, além de observar projetos comunitários.
Em 2013, Noval também o convidou e ele voltou ao Mengão, coordenando as categorias do Sub-14 ao Sub-17, antes de assumir do Sub-7 ao Sub-13. Kadu Borges implementou o processo metodológico vertical na formação das joias rubro-negras, ajustando o alinhamento para que os Garotos do Ninho se desenvolvessem.
Suas passagens anteriores pelo Flamengo culminaram em diversos títulos de relevância. Kadu é multicampeão pelo Mengão, vencendo a Copa do Brasil e a Copa Nike duas vezes cada um pelo Sub-15. No Sub-17, ele também foi Bi do Carioca e da Adidas Generation Cup.
Outro título de relevância foi o Internacional de Dubai no Sub-16, quando o Mengão superou clubes como Borussia Dortmund e até Real Madrid.
Kadu é pós-graduado em Marketing e Gestão Esportiva, o que o ajudou a construir passagem vitoriosa pelo Mais Querido, que o credencia a retornar em 2025 com Bap e Carlos Noval.