Zerozero
·12 December 2024
In partnership with
Yahoo sportsZerozero
·12 December 2024
A Liga Portugal vai inaugurar no Porto o novo edifício da Liga Portugal e Pedro Proença mostrou-se muito otimista quanto ao sucesso do espaço, que é muito virado para os adeptos, além de ter toda a componente de trabalho ali instalada.
Na visita feita à imprensa, nesta quinta-feira, foi possível perceber a azafama das últimas 24 horas, assim como os detalhes pensados ao pormenor. No novo edifício da Liga Portugal há uma loja, um campo de futebol de 5, zonas para exercícios mais técnicos, restaurante, bar, área gaming, museu e até uma praça que será uma espécie de fanzone.
Pedro Proença, presidente da Liga Portugal mostrou-se, naturalmente, satisfeito: «É um espaço projetado nos últimos seis anos pelos clubes. É um investimento totalmente privado, assumido pela Liga de Clubes, sem qualquer tipo de apoio por parte das entidades públicas. Um novo conceito, onde nós vamos inaugurar um conceito único de implementação da marca Liga Portugal, com o conceito do Liga Portugal Experience. E que terá também acoplada uma área de desenvolvimento ao ensino académico com o Liga Portugal Business Club. Um conceito que é muito virado para os adeptos»
O presidente da liga enalteceu os pormenores do espaço e fugiu às questões sobre uma possível candidatura à Federação Portuguesa de Futebol: «Quando em 2015 aqui chegámos, a Liga estava em estado de insolvência técnico, e esta última década do futebol profissional permitiu, por exemplo, a criação desta infraestrutura, que é uma infraestrutura, eu diria que única, num conceito único, onde nos aproximamos exatamente das boas práticas internacionais, começar a valorizar estas competições e as competições profissionais, tendo sempre, num trabalho que nós iniciámos em 2023, colocando o adepto como o eixo central.»
Proença sublinhou o seu perfil e garantiu querer continuar ligado ao futebol: «Sou um homem do futebol, o futebol corre-me nas veias, e, portanto, seja onde estiver, esta é uma obra que fica, é um legado que fica para o futebol profissional. Hoje, o futebol profissional, felizmente, e esta máxima que tenho utilizado, que são apenas os 90 minutos que nos devem separar, numa atividade de entretenimento, numa atividade industrial, eu diria que é o grande legado que eu e a minha direção executiva vamos deixar no futebol profissional. Onde é que estaremos daqui a 2, 3, 4 anos, em 2030? Bom, esperemos que todos estejamos à volta do futebol, que é aquilo que nos une.»
A nova sede da Liga Portugal é inaugurada esta sexta-feira, na cidade do Porto.