Jogada10
·12 May 2025
Novo técnico da Seleção Brasileira, Ancelotti já comandou os melhores brasileiros do mundo; veja lista completa

In partnership with
Yahoo sportsJogada10
·12 May 2025
A Confederação Brasileira de Futebol oficializou nesta segunda-feira (12) a contratação de Carlo Ancelotti como novo técnico da Seleção Brasileira. Com estreia prevista para o dia 26 de maio, o italiano assumirá a Canarinho em meio às Eliminatórias para Copa do Mundo de 2026. O treinador de vasta experiência em clubes europeus de ponta ainda chega com um trunfo: o relacionamento consolidado com atletas brasileiros no decorrer da carreira.
O primeiro compromisso à beira do campo está marcado para o dia 05 de junho, no Monumental Isidro Romero Carbo, às 20h (de Brasília). Ancelotti fará sua estreia no Brasil logo na sequência, no dia 10, quando a Canarinho receberá o Paraguai às 21h45, na Neo Química Arena.
Ancelotti será o quarto estrangeiro a comandar a Seleção Brasileira masculina principal. Antes dele, Ramón Platero (Uruguai), Joreca (Portugal) e Filpo Núñez (Argentina) ocuparam a posição — ainda que de forma pontual ou interina.
Desde que iniciou sua trajetória como treinador, em 1995, no Reggiana, Carlo já dirigiu 43 jogadores brasileiros em diferentes fases da carreira. Desses, 19 seguem em atividade profissional — oito deles atualmente envolvidos com clubes do Campeonato Brasileiro.
Entre os nomes mais recentes sob seu comando estão os atacantes Vini Jr. e Rodrygo, além do zagueiro Éder Militão, todos atuando pelo Real Madrid. Endrick, outra joia brasileira, também passou a ser utilizado regularmente por Ancelotti após sua chegada ao clube espanhol em 2024.
Além dos atletas ligados aos merengues, outros brasileiros em atividade e já treinados por ele atuam em diversos clubes. São eles: Allan (Botafogo), Bernard (Atlético-MG), David Luiz (Fortaleza), Lucas Moura (São Paulo), Lucas Silva (Cruzeiro), Nenê (Juventude), Thiago Silva (Fluminense) e Willian José (Bahia). No futebol europeu, seguem em ação Casemiro (Manchester United), Richarlison (Tottenham), Carlos Vinícius (Fulham) e Douglas Costa (Sydney FC).
A passagem de Ancelotti pelo Milan, entre 2001 e 2009, marcou sua maior interação com jogadores brasileiros. Dida, Cafu, Serginho, Roque Júnior, Emerson, Leonardo, Rivaldo, Ronaldinho Gaúcho, Pato, Amoroso, Ricardo Oliveira, Ronaldo e Kaká foram alguns dos atletas dirigidos naquele período. O último, aliás, disputou 270 partidas sob o comando do técnico, sendo o recordista entre eles.
No Real Madrid, o italiano também construiu um histórico relevante, orientando Marcelo, Casemiro e Lucas Silva em sua primeira passagem. Agora, mais recentemente, Endrick, Rodrygo, Vini Jr. e Militão. Ainda no contexto europeu, Ancelotti trabalhou com brasileiros no Chelsea, PSG, Bayern de Munique, Napoli e Everton.
A familiaridade de Ancelotti com boa parte dos principais jogadores brasileiros atualmente em evidência pode representar um fator estratégico em sua condução na seleção. O conhecimento prévio do estilo de jogo, personalidade e potencial desses atletas certamente facilitará a adaptação e o entrosamento no novo comando técnico.
O treinador se reunirá com Rodrigo Caetano, coordenador geral das Seleções Masculinas, e com Juan, coordenador técnico, para definir a lista de convocados para os próximos compromissos. A expectativa gira em torno da manutenção de uma base que o italiano conhece de perto, ao mesmo tempo em que observa novas opções para fortalecer a equipe rumo à Copa de 2026.