Portal dos Dragões
·13 October 2025
Nuno Ferreira Pires, CEO da SportTV: “O futebol não pode continuar a ser roubado por piratas”

In partnership with
Yahoo sportsPortal dos Dragões
·13 October 2025
O CEO da Liga Portugal, Nuno Ferreira Pires, defendeu uma atuação mais firme das autoridades contra a pirataria de conteúdos desportivos, apontando este fenómeno como um dos principais entraves à sustentabilidade financeira do futebol nacional.
“A lei não nos ajuda. Preciso que os piratas sejam presos e depois as listas de clientela sejam tornadas públicas e se faça como em Itália ou outros países e que as pessoas sejam punidas”, afirmou o dirigente, sublinhando que enquanto não houver punição efetiva, continuará a existir um consentimento social vergonhoso em Portugal de que ver futebol sem pagar é normal.
Para Nuno Ferreira Pires, a falta de penalizações concretas cria um ambiente de impunidade que prejudica diretamente os clubes:
“Enquanto permitimos que isto aconteça, não podemos achar estranho que Benfica, Sporting, FC Porto, Sp. Braga e outros clubes não tenham as receitas que pretendem. Não é possível porque o público não está a pagar.”
O responsável defende mais detenções e uma maior proteção jurídica, reforçando que a liberdade individual termina quando é cometido um crime.
“A liberdade do cidadão tem de acabar quando há crime. Para haver mais dinheiro para os clubes, quem gosta de futebol tem de pagar por aquilo que consome. Não podemos achar que vamos ao supermercado comprar comida para comer e que serviços que não são tangíveis são passíveis de serem roubados.”
Nuno Ferreira Pires concluiu alertando que a única forma de tornar o futebol português sustentável é recuperar as receitas perdidas com a pirataria, defendendo um combate articulado entre autoridades, operadores e clubes para proteger os direitos do setor.