O Rio precisa de ajuda! Confira como o tiroteio atrapalhou o Vasco no CT | OneFootball

O Rio precisa de ajuda! Confira como o tiroteio atrapalhou o Vasco no CT | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Papo na Colina

Papo na Colina

·23 May 2025

O Rio precisa de ajuda! Confira como o tiroteio atrapalhou o Vasco no CT

Article image:O Rio precisa de ajuda! Confira como o tiroteio atrapalhou o Vasco no CT

O Vasco da Gama teve suas atividades afetadas por mais um episódio de violência urbana no Rio de Janeiro. Na tarde da última quarta-feira (21), jogadores do clube foram surpreendidos por disparos de arma de fogo nas proximidades do Centro de Treinamento Moacyr Barbosa, localizado ao lado da Cidade de Deus, na zona oeste da capital fluminense. As gravações do Media Day – evento oficial em que atletas do Brasileirão concedem entrevistas à TV Globo – precisaram ser interrompidas em dois momentos distintos por conta dos tiros.


OneFootball Videos


Entre os jogadores envolvidos estavam Philippe Coutinho, Léo Jardim e Nuno Moreira. Apesar da tentativa de manter a serenidade, os atletas se mostraram visivelmente desconfortáveis com o som dos disparos. Um deles chegou a rir sem graça diante da situação, que já se tornou, infelizmente, uma realidade recorrente para quem frequenta o CT vascaíno.

Article image:O Rio precisa de ajuda! Confira como o tiroteio atrapalhou o Vasco no CT

Foto: Reprodução.

O tiroteio ocorreu durante mais uma operação policial na Cidade de Deus, comunidade marcada por confrontos frequentes entre forças de segurança e o tráfico de drogas. Desde a última segunda-feira (19), a região tem sido palco de intensas ações da Polícia Civil. Em uma dessas operações, um agente da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core), o policial José Antônio Lourenço, foi morto enquanto apoiava uma investigação sobre uma fábrica clandestina de gelo. O produto contaminado estaria sendo vendido a estabelecimentos na Barra da Tijuca e no Recreio dos Bandeirantes.

A violência paralisou não apenas as gravações do Vasco, mas também a cidade. A Linha Amarela, importante via expressa que corta a região, precisou ser interditada por cerca de 30 minutos. Segundo a Rio Ônibus, 19 linhas tiveram seus itinerários alterados, sendo este o quinto episódio em maio a impactar diretamente o transporte público carioca por conta de ações violentas.

Article image:O Rio precisa de ajuda! Confira como o tiroteio atrapalhou o Vasco no CT

Policiais armados em operação ao lado de CT do Vasco — Foto: Reprodução

O Centro de Treinamento Moacyr Barbosa, inaugurado em 2020, é um marco do novo projeto de reestruturação do Vasco. Desde então, o clube tem investido em melhorias nas instalações, incluindo a recente construção de uma área molhada com piscina e hidromassagem, além de projetos futuros como a implementação de uma sala de nutrição, um espaço reservado à comissão técnica e salas administrativas.

Apesar dos investimentos, o clube ainda enfrenta os desafios da insegurança pública. Segundo funcionários, o som de helicópteros e tiros durante treinos e entrevistas já virou parte da rotina de quem trabalha no local. Ainda assim, o Vasco reforçou, em nota, que ofereceu toda a estrutura necessária para a gravação do Media Day, mas ressaltou que também é vítima da violência que assola o Rio de Janeiro.

O episódio desta quarta-feira escancara não apenas os riscos enfrentados por atletas e funcionários do clube, mas também a urgência de políticas públicas eficazes para enfrentar a criminalidade e garantir condições mínimas de segurança à população – inclusive àqueles que carregam o nome da cidade para o Brasil e o mundo.

+ Siga as redes sociais do Papo na Colina: ThreadBlueskyTwitterFacebookInstagramYoutubeTiktok e Google News

View publisher imprint