O único resultado prático da reunião que o Grêmio teve na sede da CBF
This browser is not supported, please use a different one or install the app
This browser is not supported, please use a different one or install the app
Luis Vagner Vivian se reuniu por uma hora com um dos executivos da CBF, no Rio de Janeiro.
No encontro, o dirigente gremista ouviu da CBF que o Grêmio foi prejudicado no jogo contra o Bragantino. A entidade acha que Kannemann não deveria ter sido expulso e que Marlon não fez pênalti.
Outra, a comissão de arbitragem já definiu que não foi pênalti o lance da mão do Noriega. Ou seja, não teve nenhum favorecimento gremista, na visão deles.
Já adianto que o efeito prático por enquanto é pequeno. Nem no Grêmio acreditam que, por exemplo, a CBF vai retirar os cartões do Kannemann e do Marlon. Bem difícil.
Uma das poucas promessas que devem ser colocadas em prática rapidamente é a colocação de profissionais mais experientes no VAR daqui pra frente. Nomes com mais bagagem, até para poderem chamar o árbitro de campo sem receio algum. Essa promessa existe.
O Grêmio também quer árbitros de campo de mais renome e não novatos como o Lucas Casagrande. Só que essa ainda não sabemos se irão cumprir (vale lembrar que o Gre-Nal foi o experiente Marcelo de Lima Henrique).
Fora isso, ouvi que não tem como se empolgar com grandes mudanças. Os comandantes da arbitragem ainda são nomes que estavam na CBF quando Samir Xaud chegou e não conseguiram mudar. Isso tem boa chance de ser revisto no final da temporada.
A tendência é de reformulação tanto no quesito arbitragem como no controle do fair play financeiro na virada de temporada. Essas serão duas grandes mudanças anunciadas no término do ano.
Aliás, o presidente Guerra também tem planos de ir ao Rio de Janeiro. No entanto, o presidente da CBF está com a seleção no exterior, para os jogos amistosos em Coreia e Japão. Então, esse encontro deverá acontecer apenas na volta da data FIFA.