
Central do Timão
·27 March 2025
Orlando Ribeiro comenta mudança na lateral-direita do Sub-20 do Corinthians e elogia Jesse Costa

In partnership with
Yahoo sportsCentral do Timão
·27 March 2025
Na tarde desta quarta-feira, 26, Corinthians e Cuiabá empataram em 0 x 0 no Estádio Alfredo Schürig, Fazendinha, em duelo válido pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro Sub-20. O resultado foi a segunda igualdade seguida do Alvinegro na competição, que agora soma cinco pontos em três jogos e ocupa, provisoriamente, a quinta colocação do torneio nacional.
Em entrevista à imprensa após o apito final, o técnico dos Filhos do Terrão explicou o motivo de ter optado por iniciar o confronto com João Vitor ‘Jacaré’ na lateral-direita ao invés de Gabriel Caipira. O primeiro vinha participando de treinamentos com o time principal e não estava tendo minutagem.
Foto: Rodrigo Gazzanel/Agência Corinthians
“Essa é uma das situações que nós temos que conversar bem com eles. Na realidade, o João Vitor está no profissional e não está tendo a oportunidade de jogar, às vezes ser convocado. Então, ele veio aqui para conseguir um ritmo de jogo, para conseguir a competitividade de jogo como os outros vieram.”
“Então, a preferência foi dele, sabíamos que no segundo tempo poderia cair um pouco o rendimento dele, como caiu e o Caipira entrou e entrou muito bem. Essa é uma situação onde a gente ajuda o profissional e o profissional nos ajuda trazendo os meninos com mais experiência”, iniciou.
Em seguida, foi questionado sobre a adaptação do meia luso-canadense Jesse Costa, de 19 anos, ao futebol brasileiro. O atleta foi uma das 71 contratações feitas pelo departamento de futebol da base desde janeiro de 2024 e possui passagens pelas categorias de base do Canadá e de Portugal, além de ter atuado pelo Wolfsburg, da Alemanha.
Na última quarta-feira, 19, fez a sua estreia em partidas oficiais pelo Alvinegro no Sub-20 e marcou o gol que garantiu ao Timãozinho o empate por 1 x 1 contra o Grêmio, pela segunda rodada do torneio nacional, jogando em casa: “O Jesse (Costa) está adaptado. Eu só brinco com ele que ele não aprendeu o português e esqueceu o inglês. Ele está meio confuso ainda. Mas ele vem treinando bem, tem aparecido as oportunidades, mesmo sendo 10, 15, 20 minutos. São oportunidades, ele está aproveitando e vamos ver se mais para frente… nós vamos ter Campeonato Paulista, nós vamos ter aí outros jogos do Brasileiro, então acredito que vai ter oportunidade para todo mundo”, continuou.
Posteriormente, respondeu sobre a saída do meia-atacante Dieguinho ao longo da segunda etapa para a entrada do ponta Luiz Fernando. De acordo com Orlando, a mudança ocorreu devido a uma queda de rendimento do camisa 10 dos Filhos do Terrão naquele momento específico da partida – segundo tempo.
“Depende muito do momento. Naquele momento eu achei que ele não estava bem. O rendimento dele tinha caído, não digo fisicamente, digo rendimento técnico dele e nós optamos pelo Luizinho (Luiz Fernando), que vem numa melhora e teve uma queda durante a Taça São Paulo. Agora ele está procurando melhorar.”
“Então, quando a gente percebe que o atleta está procurando melhorar individualmente, procuramos dar um pouco mais de oportunidade para ele. Mas o Diego é um menino tranquilo, de muita qualidade e que a gente sabe que no próximo jogo ele estará pronto até mesmo para sair jogando”, finalizou.
Agora, o Timãozinho Sub-20 voltará a campo somente no dia 1 de abril, próxima terça-feira. Às 18h (horário de Brasília), os comandados de Orlando Ribeiro irão visitar o Botafogo, no Estádio Nilton Santos, pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro da categoria.
Veja Mais: