Jogada10
·31 October 2025
Palmeiras x Flamengo é a quinta final repetida da Libertadores; veja

In partnership with
Yahoo sportsJogada10
·31 October 2025

Dois dos times mais fortes do continente na última década, Palmeiras e Flamengo terão um “tira-teima” na final da Libertadores 2025. Afinal, desde 2019, a dupla só não esteve presente em duas edições – exatamente as duas últimas. E você sabia que esta será apenas a quinta reedição de final de Libertadores?
O Jogada10, então, entrou no túnel do tempo e buscou em todas as finais de Liberta quais se repetiram ao longo da história. O número, aliás, é baixo. Somente quatro encontros se repetiram em anos posteriores, sendo este Palmeiras e Flamengo o quinto – o primeiro envolvendo dois times brasileiros.
A primeira repetição se deu em 1971, na 12ª edição do torneio. Em 1696, Nacional (URU) e Estudiantes (ARG) fizeram a final, com o time argentino angariando seu bicampeonato (após vencer o Palmeiras em 1968). Dois anos depois, foi a vez do troco: os uruguaios venceram no jogo extra (2 a 0) e levantaram a Liberta pela primeira vez, na primeira revanche da história do torneio.
A segunda final repetida se deu apenas em 1996, entre River Plate (ARG) e América de Cali (COL). O time argentino, atualmente tetracampeão, conquistou sua primeira Libertadores em 1986 exatamente diante dos colombianos. Dez anos depois, venceu pela segunda vez, dando novo vice (o quarto) ao América.
As duas vezes seguintes (e últimas antes de Palmeiras x Flamengo) envolveram o Santos. Primeiro, em 2003, o time da Vila Belmiro reencontrou o Boca Jrs (ARG) após a histórica final de 1963, que representou o bicampeonato do Peixe de Pelé e cia. Desta vez, o time argentino conseguiu a revanche, sendo campeão (pela quinta vez) em pleno Morumbi.
Oito anos mais tarde, o Santos conquistaria seu tri. E seria contra o mesmo rival da primeira conquista; o Peñarol (URU). Com direito a show de Neymar, o Peixe venceu por 2 a 1, no Pacaembu, repetindo o feito de 1962, quando bateu a equipe uruguaia na grande decisão.
Potências do futebol brasileiro e donos da maior rivalidade atual do país, Palmeiras e Flamengo chegam para a reedição da final de 2021. Na ocasião, em Montevidéu, o Verdão levou a melhor por 2 a 1, na prorrogação, conquistando o troféu pela terceira vez. Agora, quatro anos mais tarde, os times se reencontram com diversos ingredientes.
Afinal, a decisão entre os rivais garante que conheceremos o primeiro brasileiro a ser tetracampeão do torneio. Atualmente, Grêmio, Santos e São Paulo são os times que conquistaram três vezes além de Palmeiras e Flamengo. Assim, quem vencer em Lima, no dia 29 de novembro, terá a alcunha de primeiro tetra, alcançando Estudiantes e River Plate, ambos da Argentina. Peñarol (com cinco), Boca Juniors (com seis) e Independiente (com sete) são os maiores vencedores do torneio.









































