Zerozero
·18 November 2025
Paquetá falha penálti e Brasil termina o ano com empate

In partnership with
Yahoo sportsZerozero
·18 November 2025

Perante um adversário mais recuado do que no último amigável, a seleção brasileira sentiu dificuldades e fechou o ano com um empate 1-1 frente à Tunísia, em Lille. Lucas Paquetá ainda teve nos pés a possibilidade de garantir a vitória no último minuto, mas desperdiçou uma grande penalidade. Depois da boa exibição diante do Senegal em Londres, a equipa de Carlo Ancelotti esteve longe do mesmo nível e pela primeira vez na história não conseguiu vencer a Tunísia.
Ancelotti manteve a base do jogo anterior, alterando apenas a defesa, onde Wesley — novidade no lado direito — acabou por ser o elo mais fraco na primeira parte. O Brasil tentou pressionar desde cedo, mas encontrou uma Tunísia muito compacta, a defender com cinco homens e a fechar todos os espaços. Casemiro ainda descobriu Rodrygo na área, mas Talbi cortou o remate cruzado.
A seleção canarinha sofreu aos 27 minutos, depois de Wesley perder a bola no corredor direito e permitir o contra-ataque. Abdi progrediu e serviu Mastouri, que finalizou na saída de Bento. O Brasil respondeu com nova pressão e, depois de duas tentativas de Rodrygo — incluindo uma grande defesa de Dahmen num livre direto —, chegou ao empate aos 42 minutos através de uma grande penalidade convertida por Estêvão, após mão na bola na área.
A segunda parte trouxe um Brasil ainda mais previsível, apesar das entradas de Danilo e Vitor Roque. A Tunísia controlou sem bola, mantendo o bloco baixo e anulando as poucas investidas brasileiras. À medida que Ancelotti mexia na estrutura, a equipa perdia fluidez e viu até a Tunísia crescer com longas trocas de bola, embaladas por gritos de “olé” das bancadas maioritariamente tunisinas.
O Brasil só voltou a criar perigo através da insistência individual: Vinícius e Vitor Roque recuperaram bolas no ataque, e o avançado do Palmeiras acabou derrubado na área, originando novo penálti. Desta vez, porém, Paquetá rematou muito mal e atirou para fora. Já nos instantes finais, Estêvão protagonizou a melhor jogada da segunda parte e acertou no poste, falhando por centímetros o golo da vitória. A seleção brasileira fecha assim o ano com um empate.









































