Zerozero
·4 November 2025
Peixoto continua a fazer história no Gil Vicente: nunca os galos estiveram tão bem

In partnership with
Yahoo sportsZerozero
·4 November 2025

Nova semana, nova vitória do Gil Vicente. Os galos venceram o Santa Clara (1-0) e continuam na quarta posição da Liga Portugal Betclic, com 22 pontos em dez partidas disputadas.
Os gilistas continuam a superar as expectativas estabelecidas para a temporada. A apenas dois pontos do pódio - e seis da liderança - a equipa de César Peixoto tem feito a melhor época de sempre até ao momento.
O Gil Vicente de César Peixoto tem apresentado um estilo de jogo que combina organização defensiva rigorosa e ambição ofensiva. A equipa assume os riscos de sair curto e de um futebol apoiado mas está sempre estruturada e organizada ao momento da perda da bola.
A ideia primordial do Gil Vicente é construir com calma, desde os centrais, mas vai conseguindo criar uma variabilidade no seu jogo de modo a criar dificuldades aos adversários. A equipa está preparada para recorrer a um jogo mais direto e jogar mais em transição.
Diante do Santa Clara, a equipa de Barcelos mostrou uma faceta que ainda não tinha mostrado muito nesta temporada. Os açorianos conseguiram retirar a bola aos da casa - faltou Luís Esteves, o maestro do miolo gilista - e a equipa controlou o jogo mais sem bola do que com a mesma, não concedendo quase nada ao adversário.
Ofensivamente, Pablo Felipe voltou a ser a chave. O avançado - jogador mais prolífero do campeonato até ao momento, com oito golos - voltou a decidir com um grande cabeceamento. Na única oportunidade que teve em todo o jogo, o luso-brasileiro atirou a contar e deixou os gilistas isolados da quarta posição.
O arranque gilista já foi muito badalado e até já aqui dissecado porém, à medida que as jornadas avançam, fica mais notório que o bom início de temporada não foi uma mera casualidade.
Em dez jogos - quase um terço do campeonato - são apenas oito pontos perdido, todos eles contra equipas com objetivos mais ambiciosos do que os do Gil.
FC Porto e Benfica, os dois carrascos da equipa de Barcelos, são crónicos candidatos ao título e o FC Famalicão - que está a três pontos, na quinta posição - assumiu uma candidatura aos lugares europeus. Somando a isso, apenas FC Porto e Benfica conseguiram penetrar a baliza de Andrew. São oito jogos sem sofrer golos: a equipa com mais cleansheets do campeonato.
Nunca o Gil Vicente se tinha encontrado em tão boa posição na tabela classificativa à décima jornada como em 2025/26.
O quarto lugar da equipa de César Peixoto deixa para trás a equipa que se encontrava na quinta posição em 2013/14 - com João de Deus ao comando -, quando o campeonato era apenas jogado em 30 jornadas.
Esse quinto lugar com um terço de campeonato disputado acabou por não se refletir no final. Nos 20 jogos restantes, o Gil conquistou apenas mais 14 pontos e acabou na 13ª posição, apenas dois lugares acima da linha de água.









































