Pepê atravessa um apagão pouco habitual | OneFootball

Pepê atravessa um apagão pouco habitual | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Portal dos Dragões

Portal dos Dragões

·29 April 2025

Pepê atravessa um apagão pouco habitual

Article image:Pepê atravessa um apagão pouco habitual

Pepê está a atravessar uma época bastante abaixo das expectativas. Esta realidade é inegável e assume contornos preocupantes, uma vez que é um dos jogadores mais experientes do plantel e está no FC Porto há mais tempo. O extremo, de 28 anos, foi central em um episódio que culminou na saída de Vítor Bruno do comando técnico do clube e continua a estar desligado do golo sob a orientação de Martín Anselmi. Para piorar, as suas exibições têm sido sem brilho. A última vez que jogou na totalidade foi no empate com o Sporting, no Estádio do Dragão, a 7 de fevereiro passado, na Liga Portugal Betclic.

Pepê tem tido oportunidades, não é por falta delas que não tem sido mais eficaz no FC Porto. O extremo tem sido uma opção constante com o novo treinador, exceto no período após o jogo com o V. Guimarães, onde se lesionou. Sempre que esteve em condições, foi convocado por Martín Anselmi, apesar de não corresponder em campo.


OneFootball Videos


Para encontrar o último golo do internacional brasileiro, é necessário voltar a 24 de novembro do ano passado, na derrota por 2-1 com o Moreirense, que fez o FC Porto sair da Taça de Portugal. Desde então, tem contribuído com assistências, mas mesmo nesse aspeto tem estado em falta, uma vez que não assistiu a colegas desde o jogo da Liga Europa contra o Midtjylland (2-0), a 12 de dezembro do ano passado, no Estádio do Dragão, onde Samu foi o beneficiado do seu passe.

Com o campeonato a três jornadas do fim, Pepê está a ser confrontado com números preocupantes. Em 2025, apenas tem jogado alguns minutos, e está a perder a atenção dos clubes mais ricos, assim como da seleção brasileira, da qual já não é convocado.

As quatro assistências de Pepê na época 2024/25 foram todas para Samu, o melhor marcador da equipa do FC Porto. O internacional brasileiro assistiu o avançado não apenas contra o Midtjylland, mas também contra o Manchester United na Liga Europa. Em competições internas, Pepê também assistiu Samu em dois jogos da Liga Portugal Betclic, que resultaram em vitórias para os azuis e brancos: contra o Casa Pia (2-0) no Dragão e o AVS SAD (5-0) em Vila das Aves. Ampliar as suas assistências a outros jogadores também poderia ser uma boa estratégia para o brasileiro sair da sua fase menos produtiva.

Mundial pode ser a última oportunidade

Pepê, que já esteve no radar de clubes de renome, como Chelsea e Juventus, tem estado afastado dos rumores de transferências. No entanto, o extremo ainda tem o Mundial de Clubes, que se realiza nos Estados Unidos da América, como uma oportunidade para reverter a sua situação e recuperar o estatuto que conquistou nas últimas temporadas. Esta pode mesmo ser a sua última oportunidade no FC Porto.

Com o seu baixo rendimento em campo, é compreensível que a sua permanência no Dragão esteja em risco. Os números são claros: com apenas cinco golos e quatro assistências, esta está a ser a época menos produtiva do internacional brasileiro no FC Porto, mesmo considerando que, sob a orientação de Sérgio Conceição, jogou por vezes a lateral e agora se encontra sempre na linha da frente. O seu desempenho é semelhante ao da sua primeira época no FC Porto, onde, como suplente de Luis Díaz, marcou seis golos e fez cinco assistências.

View publisher imprint