Pequena chama para alumiar o caminho da manutenção | OneFootball

Pequena chama para alumiar o caminho da manutenção | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Zerozero

Zerozero

·30 March 2025

Pequena chama para alumiar o caminho da manutenção

Article image:Pequena chama para alumiar o caminho da manutenção

*por Diogo Organista Pereira

A chama do dragão não está apagada e a exibição desta tarde é prova disso mesmo. A equipa B do FC Porto deslocou-se ao reduto do Torreense, este domingo, para conquistar o primeiro triunfo fora de portas (2-4), em jogo a contar para a jornada 27 da II Liga. Com este resultado, o conjunto de João Brandão aproxima-se da zona de manutenção e ganha, assim, um novo alento para o que resta jogar esta temporada.


OneFootball Videos


Avizinhava-se um confronto equilibrado e bem disputado, entre equipas com objetivos distintos - o Torreense continuava na perseguição pelos lugares cimeiros, enquanto o FC Porto B tenta fugir da zona de despromoção. No entanto, foi a turma de João Brandão que se equipou de fato e gravata e, com uma exibição de gala, ditou e controlou o ritmo de jogo até à meia hora de jogo.

Imperiais na antecipação e recuperação de bola e mortíferos em zonas mais avançadas, os dragões rasgaram a permissa de underdogs e foram uma autêntica dor de cabeça para a armada de Torres Vedras, que apresentou bastantes dificuldades em contrariar o estilo de jogo imposto pelos portistas. À passagem do terceiro minuto do confronto, Leonardo Vonić atirou a contar e inaugurou as hostilidades.

A toada manteve-se por largos minutos, face à eficácia - seja em tarefas defensivas, como em jogadas de caráter ofensivo - demonstrada pelos azuis e brancos durante a primeira meia hora de jogo. Ángel Alarcón (21') recuperou uma bola solta, no interior da área, e dilatou a vantagem, antes de ser assistido por Tiago Andrade, aos 28 minutos, e bisar no regresso à competições, após dois meses afastado devido a lesão.

Face à passividade demonstrada pelo seu conjunto, Tiago Fernandes - que assistiu ao duelo na bancada devido a expulsão - operou duas substituições de rajada, o que conferiu tranquilidade e um novo ânimo aos seus pupilos. A resposta não tardou em surgir - Javi Vásquez (33') lançou um autêntico míssil para o fundo das redes e uma infelicidade de Gonçalo Ribeiro (37') - que colocou a bola na própria baliza - garantiu um novo alento para a formação de Torres Vedras antes da ida para os balneários.

Erros sistemáticos que ferem ambições

Com apenas um golo a separar as duas equipas no reatar do encontro, a narrativa do confronto estava ainda aberta a surpresas. Não obstante, Vonić precisou apenas de dez segundos para aumentar novamente a vantagem forasteira - o avançado de 21 anos aproveitou um erro defensivo de Elie Ahouonon e, com uma finta de corpo, deixou Lucas Paes estendido no relvado, anotando o 2-4 na partida.

Daí em diante, o ritmo de jogo arrefeceu de forma abrupta - o Torreense demonstrou novamente bastantes dificuldades na fase de construção. Enquanto os homens da casa procuravam, de forma incessante, reduzir a desvantagem e reentrar na partida, a equipa B do FC Porto conseguiu resguardar o resultado sem grandes dificuldades.

Perto do final, Julien Lomboto travou Vonic em falta, quando esteve aparecia isolado, e recebeu ordem de expulsão, complicando ainda mais a já espinhosa missão do SCUT. O resultado não sofreu qualquer alteração até ao apito final e os três pontos regressaram com os azuis e brancos para o norte do país. Desta forma, os portistas ficam a apenas dois pontos - à condição - da zona de segurança.

View publisher imprint