Coluna do Fla
·6 September 2025
Petkovic ou Arrascaeta? Athirson aponta diferenciais de ídolos estrangeiros do Flamengo

In partnership with
Yahoo sportsColuna do Fla
·6 September 2025
O Flamengo já teve grandes camisas 10 na história. Zico é incontestável como o maior deles. Contudo, a comparação entre Arrascaeta e Petkovic divide opiniões entre os torcedores sobre quem foi melhor com o Manto Sagrado. O ídolo rubro-negro Athirson, por exemplo, considera a decisão difícil, mas optou por quem o ex-lateral dividiu vestiário.
— Cara, eu joguei com o Pet. Eu vi o que o Pet era capaz de fazer. O Pet tem uma coisa diferente do Arrascaeta. Ele faz gol de falta. O Arrascaeta pode até fazer um ali ou outro, mas o Pet foi muito decisivo com isso. A gente sabe. E lógico, de olímpico também. Eu acho que os dois têm muita característica semelhante, de técnica, de achar -, destacou Athirson.
Apesar de Athirson usar a cobrança de falta como critério de desempate entre Petkovic e Arrascaeta, o ex-lateral esquerdo acredita que há espaço para ambos em campo. A escolha ocorreu durante o Mengocast desta sexta-feira (05) no canal de YouTube do clube, Flamengo TV.
— Então eu escolho o Pet, porque eu joguei. Não joguei com o Arrascaeta, mas vejo o que ele faz. É uma disputa dura. Mas é porque são momentos diferentes. O Pet chegou no Flamengo numa fase difícil, mais velho, não era tão jovem quanto o Arrascaeta. Ele chegou, teve que se adaptar, né? É um sérvio que desembarcou na Bahia. E o sul-americano que já tinha se adaptado no Cruzeiro, que é muito mais fácil. Uma adaptação, mas eu para escolher um dos dois, eu escolho o Pet. Só que… Eu boto os dois para jogar junto. Ah, dava um jeito -, afirmou Athirson.
A discussão sobre Arrascaeta e Petkovic surgiu assim que o uruguaio chegou ao Flamengo em 2019. O sérvio marcou época no imaginário dos torcedores, com momentos emblemáticos como o gol de falta contra o Vasco em 2001 e o Brasileirão de 2009. No entanto, o uruguaio briga entre os jogadores mais vitoriosos da história do clube, com 15 títulos, ao lado de Bruno Henrique.
Athirson é cria das categorias de base do Flamengo, clube pelo qual sempre demonstrou afeto. Em sua trajetória com o Manto Sagrado, o ex-lateral esquerdo disputou 252 partidas, marcou 37 gols e deu 26 assistências. O ídolo chegou a três finais de Copa do Brasil, mas não conquistou o título. Ele se considera satisfeito, pois é tricampeão Carioca e conquistou a Mercosul em 1999 contra o Palmeiras.