
Central do Timão
·15 September 2025
Piccinato exalta superação do Corinthians após início difícil e celebra heptacampeonato do Brasileirão

In partnership with
Yahoo sportsCentral do Timão
·15 September 2025
Lucas Piccinato destacou a capacidade de superação do elenco do Corinthians após a conquista do heptacampeonato do Brasileirão Feminino neste domingo, 14, diante do Cruzeiro. O treinador ressaltou a dificuldade enfrentada não apenas na decisão, mas em toda a competição.
“Quando a gente está no topo, todo mundo está avistando a gente. Isso é um fato e é assim já há sete anos, e vai continuar sendo. O que esse grupo tem de muito forte é entender que a gente precisa olhar pra gente mesmo pra conseguir conquistar aquilo que a gente quer. Todo mundo está se fortalecendo. O campeonato deste ano, com certeza, foi muito mais difícil que todos os outros. A final desse ano foi com certeza muito mais difícil que a dos outros anos. E todo mundo tem se fortalecido, todo mundo tem trabalhado”, disse em entrevista coletiva na Neo Química Arena.
Foto: ©Rodrigo Gazzanel / Ag. Corinthians
O técnico também relembrou o início turbulento do Corinthians no Brasileirão, quando a equipe, apesar da goleada sobre o Instituto 3B, empatou com São Paulo, Fluminense e Red Bull Bragantino, além de perder em casa para o Palmeiras. Ainda assim, o time conseguiu a segunda melhor campanha da primeira fase, atrás apenas do Cruzeiro, mas recuperou a vantagem do mando de campo ao longo do mata-mata, chegando a vencer o próprio rival mineiro na última rodada por 4 a 2.
“Mas se a gente olhar para a gente, e é isso um pouco do que esse grupo é, muito grande, que quando a gente olha para nós mesmos como grupo, a gente encontra alternativas. Começou a temporada muito mal, perdendo um título, começando o Brasileiro com uma sequência de três jogos sem vitória. Ganhamos do 3B, empatamos com o São Paulo fora, uma sequência ruim. E naquele momento o nosso único olhar era para nós mesmos, para nós como equipe”, afirmou.
“A gente sabia que a gente só buscaria o primeiro colocado e buscaria colocar alguém que a gente quer se a gente olhasse para a gente mesmo e trabalhasse pra caramba. Esse grupo trabalhou. Foi buscando ponto a ponto, diminuindo a vantagem, encostando no líder, até o momento que a gente teve o confronto direto. A gente vence na Fazendinha, entra no mata-mata podendo roubar a liderança.”, continuou o treinador.
“As duas últimas finais que a gente perdeu, a gente não jogou aqui e aqui faz uma diferença estratosférica. E poder ter tido isso foi por mérito desse grupo que se reinventou, buscou. Foi um time que mudou de sistema muitas vezes durante a temporada, muito capaz para fazer tudo. Então, é um mérito gigantesco desse grupo de jogadores.”, complementou.
Lucas Piccinato lembrou ainda das frustrações recentes nos vices do Paulista 2024, diante do Palmeiras, e da Supercopa 2025, diante do São Paulo, que serviram como combustível para a conquista.
“Acho que a motivação diária é vencer, é ser campeão, é buscar o topo e nunca deixou de ser. Eu sei o quanto é pesado estar aqui, vestir essa camisa e assumir a responsabilidade de estar à frente desse projeto, depois de tudo que ele passou previamente. Mas nunca deixou de ser o nosso objetivo buscar o topo, buscar a primeira colocação. Sim, nas duas últimas competições isso não aconteceu, isso frustrou a gente, machucou a gente, mas a gente não pode voltar no passado, a gente tem que trabalhar com o que tem na nossa frente e a gente trabalhou em relação ao brasileiro.”, comentou.
“Somos heptacampeões brasileiros e isso é um feito muito grande que a gente vai comemorar bastante hoje e amanhã. Futebol é um moedor de carne gigantesco. Terça-feira já tem que pensar no Juventude, na quarta e já tem que pensar no Paulista e você não tem tempo nem de comemorar um título que com certeza foi o mais difícil da história. A gente já tem que mudar a chavinha. Estar aqui é um pouco sobre isso e vai ser sempre assim quem estiver aqui vai sempre buscar o topo e a gente vai continuar buscando aquilo que o Corinthians merece.”, finalizou o treinador.
A comemoração, como lembrou o treinador, será curta. Já na quarta-feira, dia 17, às 15h, o Corinthians recebe o Juventude na Fazendinha, em jogo único, pelas oitavas de final da Copa do Brasil Feminina.
Veja mais:
Viva a história e a tradição corinthiana no Parque São Jorge. Clique AQUI e garanta sua vaga!
Sexta e sábado: 10h15 | 12h | 14h45Domingo: 9h20 | 11h | 13h50