MundoBola Flamengo
·19 September 2025
Plata protesta contra arbitragem após expulsão injusta em Flamengo x Estudiantes

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola Flamengo
·19 September 2025
Plata se manifestou nas redes sociais logo depois de ser expulso do na vitória do Flamengo sobre o Estudiantes, pela Libertadores. O árbitro Andrés Rojas aplicou o segundo cartão amarelo em lance que o atacante foi acertado por rival, mas o VAR não interveio e ele manteve a decisão.
Assim como sinalizava em campo, Plata usou as redes sociais justamente para reclamar da não utilização do VAR. "Parabéns, Libertadores. Nem para chamar o VAR", publicou o Camisa 50.
Reprodução/ Redes sociais
O lance gerou muita revolta da torcida, dos jogadores do Flamengo em campo e principalmente de Plata. O equatoriano tentou permanecer em campo enquanto pedia pela revisão no VAR. Entretanto, lance de segundo amarelo, a jogada não foi revisada pelo árbitro de vídeo.
Gonzalo Plata tomou a frente de Facundo Rodríguez e foi chutado pelo camisa 2 do Estudiantes. Mas Andrés Rojas observou alguma infração no lance. Confira:
Vale destacar que o ângulo mostrado na transmissão não deixa claro se o contato foi dentro da área. Afinal, seria o caso do VAR intervir no lance para corrigir a arbitragem e assinalar o pênalti para o Flamengo.
Filipe Luís foi questionado sobre as mudanças que fez durante o jogo, entre elas a opção de deixar Plata em campo como centroavante. O treinador defendeu a decisão e disse que o time melhorou, mas a expulsão condicionou o fim da partida.
"O Plata jogou de 9. O Plata estava no lugar do Pedro, e o Luiz (Araújo) no lugar do Plata. Conheço o Bruno e o Plata quando jogam juntos, já se entendem muito bem. Foram campeões da Supercopa jogando juntos, sei como pressionam, atacam espaços e se complementam. Não foram esse o motivo do time ter sofrido a expulsão, o time tinha recuperado o controle territorial e estava melhor no campo."
"Mas quando fica com um a menos, o jogo fica desconfigurado. Essa substituição nos levou até a área do Estudiantes com controle absoluto e, principalmente, a fase defensiva melhorou, que era o que, para mim, estávamos precisando, com o cansaço do Pedro e do Arrascaeta."