Plzen ainda sonha com o <i>top 8</i> na Liga Europa: «Vão jogar sem medo contra o FC Porto» | OneFootball

Plzen ainda sonha com o <i>top 8</i> na Liga Europa: «Vão jogar sem medo contra o FC Porto» | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Zerozero

Zerozero

·22 January 2026

Plzen ainda sonha com o <i>top 8</i> na Liga Europa: «Vão jogar sem medo contra o FC Porto»

Article image:Plzen ainda sonha com o <i>top 8</i> na Liga Europa: «Vão jogar sem medo contra o FC Porto»

É hora de todas as decisões na Liga Europa.

Com apenas duas jornadas por disputar na fase de liga da segunda competição mais importante a nível europeu, os clubes procuram assegurar a melhor posição possível em termos classificativos.


OneFootball Videos


Atualmente no 8.º lugar (13 pontos), o FC Porto enfrenta o Viktoria Plzen nesta quinta-feira, num jogo que está agendado para as 17h45. Com isto em mente, e atendendo também ao facto de o campeonato checo não ter um grande acompanhamento em Portugal, o zerozero foi tentar conhecer melhor o adversário do conjunto orientado por Francesco Farioli.

Uma mudança de treinador e uma equipa em crescendo

Para nos ajudar nesta missão, recorremos a Tomás Mach, jornalista do Sport.cz. 

Ainda que os checos sigam no 14.º lugar (dez pontos) da fase de liga da Liga Europa- estando, assim, em boa posição para seguirem em frente na prova-, o nosso colega considerou que o clube tem vivido um início de temporada um tanto ao quanto inconstante.

«O Plzen não teve um arranque de época propriamente bem sucedido, principalmente no campeonato- e mesmo nas Liga dos Campeões caiu na fase de qualificação. No entanto, as coisas começaram a melhorar após a mudança de treinador: Miroslav Koubek, antigo treinador, rumou à seleção da Chéquia e para o seu lugar chegou Martin Hysky. Este é um ex-jogador de bom nível e que tem muito para passar aos seus jogadores. Desde a sua chegada, o Plzen tem jogado um futebol moderno, ofensivo e com garra», começou por dizer, antes de nos explicar que as mudanças não aconteceram apenas no banco de suplentes: 

«O Plzen passou a ter um novo dono, no caso um poderoso bilionário, neste outono. Daí para cá chegaram reforços e a verdade é que o clube está bem na Europa, onde já soma alguma experiência.»

Considerando que o FC Porto será «um adversário muito complicado», o nosso interlocutor acredita, ainda assim, que a formação do seu país pode fazer um bom resultado. «Como ainda não tem a qualificação assegurada, o Plzen sabe que precisa de somar pontos para poder seguir em frente na prova. Ainda assim, eles entrarão em campo sem medo do FC Porto e acredito que ainda podem mesmo almejar um lugar entre os oito primeiros classificados», asseverou.

Depois de ter terminado a última edição do campeonato checo em 2.º lugar, o Viktoria Plzen segue agora no 4.º posto, a 13 pontos de distância do líder Sparta Praha. O embate contra os dragões será o primeiro do clube após a pausa de inverno, num cenário que, na minha visão de Tomás, não terá grande impacto:

«É certo que uma pausa, principalmente quando o adversário continuou a competir, nunca é benéfica. Ainda assim, a preparação do Plzen nas últimas semanas tem sido muito boas e acredito que têm todas as condições para criar dificuldades ao FC Porto

Como joga o Viktoria Plzen?

Com 15 vitórias, nove empate e sete derrotas nos 31 jogos que disputou em 2025/26, o Viktorka ainda procura a sua melhor versão. Certo é que, para este cenário, nada contribuiu o facto de o melhor marcador do plantel ter saído neste mercado de transferências.

«O melhor jogador da equipa, o Rafiu Durosinmi, foi para Itália [Pisa]. No entanto, o plantel ainda conta com vários jogadores de destaque, especialmente o Lukás Cerv. No ataque, o Prince Adu e o Tomás Ladra também merecem uma menção. Para além destes, se o Matej Vydra estiver em forma, consegue criar perigo a qualquer adversário. Afinal de contas falamos de um jogador com experiência na Premier League», descreveu Tomás.

Explicando-nos que o adversário do FC Porto joga habitualmente em 4-2-3-1, o jornalista concluiu deixando algumas notas sobre a forma de jogar dos checos: «O Plzen é muito forte no ataque, onde tem jogadores muito fortes e rápidos. Recuando no terreno, o meio-campo é extremamente combativo. Por fim, é importante também falar da defesa, onde podem surgir problemas. Alguns defesas-centrais têm estado lesionados, pelo que há algumas dúvidas em relação ao onze que iniciará a partida nesta quarta-feira.»

Conseguirá o FC Porto sair da Chéquia com os três pontos no bolso?

View publisher imprint