Polícia orienta e Tuma Jr. restringe que conselheiros usem mensagens políticas em roupas na votação do impeachment | OneFootball

Polícia orienta e Tuma Jr. restringe que conselheiros usem mensagens políticas em roupas na votação do impeachment | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Central do Timão

Central do Timão

·2 December 2024

Polícia orienta e Tuma Jr. restringe que conselheiros usem mensagens políticas em roupas na votação do impeachment

Article image:Polícia orienta e Tuma Jr. restringe que conselheiros usem mensagens políticas em roupas na votação do impeachment
  1. Por Larissa Beppler e Daniel Keppler / Redação da Central do Timão

Na noite desta segunda-feira, 2, o Parque São Jorge viverá um momento decisivo na vida política do Corinthians neste ano. A partir das 18h (horário de Brasília), o Conselho Deliberativo do clube se reúne para debater e votar o processo de impeachment que tramita contra o presidente Augusto Melo, por supostas irregularidades cometidas no caso VaideBet, patrocinadora máster do Timão entre janeiro e junho.

Nos últimos dias, membros do órgão têm se reunido com autoridades da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP) e também da Polícia Militar, para que o esquema de segurança na sede corinthiana seja o melhor possível. E uma das orientações recebidas – e acatadas por Romeu Tuma Júnior, presidente do CD – foi a de orientar os conselheiros a não usarem camisetas com mensagens políticas.


OneFootball Videos


Article image:Polícia orienta e Tuma Jr. restringe que conselheiros usem mensagens políticas em roupas na votação do impeachment

Foto: Reprodução/Corinthians

A justificativa da polícia para dar essa orientação, segundo a mensagem repassada ao Conselho do Corinthians, foi a de que, devido à probabilidade de o clube receber muitos torcedores e manifestantes nesta segunda-feira, poderia haver o risco de pessoas não envolvidas com a votação adentrarem o clube, misturando-se a conselheiros. Uma das formas de “diferenciar” para liberar ou não o acesso será, justamente, o uso de mensagens políticas nas roupas.

Um dos motivos pelos quais a polícia chegou a essa recomendação é o histórico recente de confrontos, com violência física, em sessões políticas do Corinthians. Em complemento, fontes ligadas ao clube relataram à Central do Timão que grupos políticos estariam planejando usar as camisetas com mensagens políticas como referência para diferenciar membros de outros grupos caso ocorra alguma confusão generalizada durante a reunião no Parque São Jorge.

Vale lembrar que também foi por recomendação policial que a reunião do CD, originalmente marcada para o último dia 28, passou para esta segunda. Para a SSP-SP e a PM-SP, o clima de tensão criado em torno da reunião aumentou o risco de se conduzir a votação em um dia com o Parque São Jorge aberto aos sócios, com atletas, mulheres e crianças presentes. Às segundas-feiras, o clube fecha para manutenção.

Procuramos Romeu Tuma Júnior para comentar a orientação da polícia. O presidente do CD confirmou que enviou uma mensagem a respeito aos conselheiros, e criticou fortemente o vazamento dela nas redes sociais de forma a sugerir que se tratava de decisão pessoal, destinada a supostamente “censurar” os conselheiros:

“Houve recomendações e eu assumo por questão de segurança de todos(as). Não preciso colocar na conta de ninguém em público até porque são informações de inteligência. Lamento que alguns conselheiros ligados à situação repassem informações estratégicas para influenciadores que só tem objetivos prejudiciais ao Corinthians e ao CD.”

A Central do Timão segue acompanhando os bastidores da votação do impeachment de Augusto Melo, e estará no Parque São Jorge nesta segunda-feira para noticiar todos os detalhes do desfecho do caso no Conselho Deliberativo.

Veja mais:

View publisher imprint