Zerozero
·3 November 2025
Portugal <i>vira</i> Nova Caledónia e entra a golear no Mundial Sub-17

In partnership with
Yahoo sportsZerozero
·3 November 2025

Portugal entrou a vencer no Campeonato do Mundo Sub-17, com uma goleada frente à Nova Caledónia por 1-6. O conjunto de Bino Maçães começou a perder, mas acabou por confirmar a vitória no segundo tempo.
O encontro começou de uma forma um pouco caricata. A equipa das quinas pensou que tinha aberto a vantagem, por intermédio de Anísio Cabral, contudo, a equipa técnica da Nova Caledónia pediu um dos dois challenges a que tem direito para o árbitro avaliar um lance.
Os neocaledónios pediam penálti no lance anterior, no qual Ricardo Neto impediu o avançado adversário de chegar à bola com um agarrão. O juiz sul-africano acedeu aos pedidos e assinalou pontapé da marca de grande penalidade, que foi convertido por Ezekiel Wamowe. Estava feita a surpresa na partida.
Dez minutos mais tarde, Anísio apareceu novamente nas alturas para balancear as redes de Nicolas Kutran. Desta vez, o golo contou mesmo e Portugal fez o empate.
A equipa lusa foi para cima do adversário, mas revelou bastante nervosismo no último terço. Os lusos beneficiaram de uma dúzia de oportunidades claras para consumar a reviravolta, porém eram travados, ou pelo guardião neocaledónio, ou pela própria falta de eficácia, não conseguindo alterar o marcador até ao intervalo.
Para o segundo tempo, Bino Maçães lançou na partida Mateus Mide e João Aragão, que trouxeram outro perfume ao ataque português. Logo após o regresso dos balneários, Gabriel Dbouk, depois de uma incursão no flanco direito, serviu Anísio na pequena área, que só teve de encostar de pé esquerdo e assim virar o resultado.
Cinco minutos depois, Stevan Manuel combinou com Mateus Mide para fazer o terceiro, enquanto o avançado do FC Porto também inscreveu o seu nome na lista de marcadores logo a seguir. No entanto, a falta de eficácia foi ainda pior do que no primeiro tempo.
O resultado foi se tornando cada vez mais pesado para os neocaledónios. Mauro Furtado e José Neto também fizeram o gosto ao pé e fixaram o marcador, que podia ser ainda mais desnivelado face aos 46 remates, entre eles cinco bolas aos ferros, efetuados pelos comandados de Bino Maçães.
Com este resultado, os lusos assumiram a liderança do Grupo B. Na segunda jornada, Portugal enfrenta Marrocos na próxima quinta-feira, pelas 12h30.
Apesar de jogar a defesa central, Mauro Furtado foi um dos mais esclarecidos ofensivamente - assistiu para o primeiro golo de Anísio Cabral e fez o quinto tento da equipa das quinas - enquanto Mateus Mide trouxe outra clarividência ao ataque luso no segundo tempo.
Jelly Chavani, teve uma exibição positiva, fruto também de se tratar de um jogo bastante desnivelado. O juiz sul-africano atuou bem nos lances capitais, apesar de um excesso de zelo em ligeiros contactos físicos.

Onze do Portugal:
Alexandre Tverdohlebov, Ricardo Neto, Gabriel Dbouk, Mauro Furtado, Miguel Figueiredo, Santiago Verdi, Zeega, Duarte Cunha, Stevan Manuel, Anísio Cabral, Yoan Pereira

Onze do Nova Caledónia:
Nicolas Kutran, Fabrice Iopue, Yvrick Hmae, Typhan Dreuko, Steevy Andrew, Laurent-jean Ihmeling, Malik Padome, Jean Canehmez, Yoel-henry Attawa, Wesley Bouaoui, Ezekiel Wamowe
1':

Começou a partida
10':

GOLO INVALIDADO Portugal:
11':

GOLO Nova Caledónia: Ezekiel Wamowe marca de grande penalidade!
Ezekiel Wamowe marca o seu 1º golo na prova (1 jogos)
14':

Portugal: Anísio Cabral
cabeceia por cima após cruzamento de Yoan Pereira
22':

GOLO Portugal! Anísio Cabral marca
Anísio Cabral marca o seu 1º golo na prova (1 jogos)
Mauro Furtado efetua um bom cruzamento da esquerda e Anísio aparece para fazer o golo do empate de cabeça.
27':

Portugal: Stevan Manuel
responde ao cruzamento de Duarte Cunha, após boa combinação com Miguel Figuiredo, mas o remate do extremo do Benfica é cortado perto da linha de golo.
29':

Santiago Verdi (Portugal) remata à barra!!!
37':

Portugal domina a posse de bola e vai criando perigo junto da baliza da Nova Caledónia. Porém, tem revelado falta de eficácia.
45 +8':

Portugal viu um golo seu ser transformado num penálti para o adversário logo nos primeiros minutos da partida. Os lusos conseguiram o empate mas têm revelado nervosismo, o que se tranformou numa grande falta de eficácia apesar do volume acentuado de oportunidades criadas. O resultado pode parecer um pouco injusto face ao caudal ofensivo dos comandados de Bino Maçães, que já podiam ter consumado a reviravolta.
47':

GOLO Portugal! Anísio Cabral marca
Anísio Cabral marca o seu 2º golo na prova (1 jogos)
Incursão no flanco direito de Gabriel Dbouk que, de seguida, serve Anísio que só teve de encostar de pé esquerdo. Está consumada a reviravolta.
50':

Miguel Figueiredo (Portugal) remata à barra!!!
53':

GOLO Portugal! Stevan Manuel marca
Stevan Manuel marca o seu 1º golo na prova (1 jogos)
O extremo português combina com Mateus Mide na grande área e faz o terceiro com o pé esquerdo. Mateus Mide faz a sua 1ª assistência na prova (1 jogos)
59':

GOLO Portugal! Mateus Mide marca
Mateus Mide marca o seu 1º golo na prova (1 jogos)
Mateus Mide remata rasteiro junto ao poste esquerdo e faz o quarto para os lusos.
62':

Mateus Mide (Portugal) remata à barra!!!
69':

Portugal com a partida controlada e não parece que o resultado fique por aqui.
71':

Portugal: Miguel Figueiredo
vê o seu remate frontal defendido por Kutran.
78':

Portugal: Mateus Mide
, por duas vezes, acerta em cheio no guardião neocaledónio em cima da linha de golo.
82':

João Aragão (Portugal) remata ao poste!!!
85':

GOLO Portugal! Mauro Furtado marca
Mauro Furtado marca o seu 1º golo na prova (1 jogos)
Mauro Furtado encosta de pé direito após passe de cabeça de Ricardo Neto.
89':

Mauro Furtado (Portugal) remata à barra!!!
90 +7':

GOLO Portugal! José Neto marca
José Neto marca o seu 1º golo na prova (1 jogos)
90 +8':

O árbitro apita para o final da partida
Fim de Jogo:

Portugal entra a vencer no Mundial Sub-17 com uma goleada. No entanto, apesar dos seis golos marcados, a equipa lusa revelou bastante falta de eficácia, um aspeto que deverá certamente ser trabalhado por Bino Maçães para as próximas partidas.









































