Portal dos Dragões
·30 January 2026
Portugal ultrapassa Países Baixos no ranking após jornada quase perfeita

In partnership with
Yahoo sportsPortal dos Dragões
·30 January 2026

Portugal consolidou a sexta posição no ranking de coeficientes de ligas da UEFA, fruto de uma jornada quase perfeita dos clubes portugueses nas provas europeias em que participam.
As vitórias do Sporting CP, do SL Benfica e do FC Porto, bem como o empate do SC Braga, foram determinantes para mais uma semana positiva de pontos, alargando a distância face aos Países Baixos nesta classificação.
Os emblemas dos Países Baixos sofreram pesadas eliminações em apenas dois dias, ficando apenas o AZ Alkmaar em prova, atualmente na fase de playoff da Liga Conferência frente ao Noah, da Arménia.
Com essas eliminações, Portugal alcança 69.266 pontos, contra os 66.595 dos Países Baixos, embora permaneça atrás dos clubes franceses, que totalizam 78.927 pontos no coeficiente da UEFA.
O presidente da Liga Portugal, Reinaldo Teixeira, já se pronunciou sobre o desempenho das sociedades desportivas lusas na Europa, através de um comunicado divulgado no site oficial da instituição.
“Portugal é sexto classificado no ranking UEFA de clubes e assim esperamos que se mantenha até final da temporada. Se assim acontecer, serão seis as equipas portuguesas nas competições europeias em 2027/28 e o mérito dessa conquista é praticamente todo do quarteto euro-fantástico: FC Porto, SL Benfica, Sporting CP e SC Braga, todos com títulos continentais no seu histórico, da Champions à Intertoto”, começa por se poder ler na nota oficial publicada no site da Liga Portugal.
“Foi graças aos seus desempenhos consistentes nas últimas cinco temporadas, acompanhados por pontos amealhados por outras sociedades desportivas, que hoje podemos estar ainda mais convictos de que o futebol profissional português se prepara para um novo ciclo, não só além-fronteiras, mas também entre portas”, continuou.
“Cenários estes que convivem e se relacionam orgânica e administrativamente, responsabilizando-nos a todos – organismos de tutela, dirigentes, clubes e investidores das sociedades desportivas -, obrigando-nos ao reforço e aprofundamento da reflexão. Há novos paradigmas, nomeadamente societários e económicos, há mudanças estruturais em curso e há esse eterno talento nas pernas e na mente dos jogadores que evoluem ou escolhem os palcos das Ligas Betclic e Meu Super“, acrescenta o presidente Reinaldo Teixeira.
“Sérios e impactantes desafios que nos recordam que o objetivo de conseguir seis equipas em provas UEFA não é um fim, mesmo no âmbito do nosso desígnio Meta 2028, cujos fundamentos são as várias melhorias na qualidade e no tempo útil de jogo, na disciplina, nas condições de estádio, na experiência do adepto e no produto televisivo. Sim, é dia para celebrar, mas ainda só estamos a ganhar ao intervalo“, completou.








































