Presidente do Flamengo provoca Botafogo e Palmeiras ao criticar uso do gramado sintético: 'Estão no negócio errado' | OneFootball

Presidente do Flamengo provoca Botafogo e Palmeiras ao criticar uso do gramado sintético: 'Estão no negócio errado' | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: MundoBola

MundoBola

·13 February 2026

Presidente do Flamengo provoca Botafogo e Palmeiras ao criticar uso do gramado sintético: 'Estão no negócio errado'

Article image:Presidente do Flamengo provoca Botafogo e Palmeiras ao criticar uso do gramado sintético: 'Estão no negócio errado'

A utilização do gramado sintético no futebol brasileiro voltou a ser criticada por Bap, presidente do Flamengo. Luiz Eduardo Baptista cutucou equipes como Botafogo e Palmeiras, afirmando que deveriam se dedicar ao "show business" e abandonar o esporte.

Em entrevista ao jornal espanhol "Diario AS", o mandatário rubro-negro destacou que há diversas regras e padronizações no futebol brasileiro, mas não nos campos. Para o dirigente, a prioridade deve ser o espetáculo entre as equipes, e não a realização de shows.


OneFootball Videos


"A padronização dos campos faz parte do Fair Play Esportivo. Todos os times entram em campo com 11 jogadores, é preciso usar uniforme, as partidas têm horário de início. Há regras para absolutamente tudo, mas não temos uma padronização dos campos", disse Bap.

Article image:Presidente do Flamengo provoca Botafogo e Palmeiras ao criticar uso do gramado sintético: 'Estão no negócio errado'

Gramado sintético do Allianz Parque, estádio do Palmeiras - Foto: Ricardo Moreira/Getty Images

"Alguns clubes no Brasil têm estádios com gramado artificial porque fazem shows. Acho que estão no negócio errado. Deveriam se dedicar ao show business e abandonar o futebol. É outro negócio, e o trabalho deles é administrar um clube de futebol", disparou o dirigente.

Em 2026, há cinco equipes que utilizam gramado sintético em seus estádios: Palmeiras, Botafogo, Atlético-MG, Athletico-PR e Chapecoense.

Bap revela quanto investe no gramado do Maracanã e elege melhor campo do Brasil

Apesar do alto número de jogos ao longo da temporada, Bap entende que o gramado do Maracanã evoluiu nos últimos anos. O presidente revelou quanto a gestão Fla-Flu investe na manutenção do campo do estádio.

"Se você pegar o Santiago Bernabéu, o Metropolitano ou o Camp Nou, cada um terá talvez 30 jogos por ano. Nós temos 75 no Maracanã. Contratamos um especialista da Fifa para melhorar o gramado e ele conseguiu fazer isso. Estamos investindo 2 milhões de euros em equipamentos para melhorá-lo. Nosso desafio é ter o melhor do Brasil, que hoje acredito ser o do Corinthians. Entendo que é justo pagar mais para ter o melhor. Vamos investir nessa melhoria do Maracanã", destacou.

Luiz Eduardo Baptista ressalta que a melhoria do campo parte do próprio Flamengo e não da CBF ou de outras instituições. O presidente projetou novidades sobre a regulamentação dos gramados do futebol brasileiro em 2027.

"Não é a CBF e nenhuma liga que está obrigando o Flamengo. É o próprio clube que entende que isso é bom para o negócio. Agora, entendemos que a CBF deveria definir isso, e ela já aceitou que terá que regulamentar esse aspecto. Talvez não aconteça neste ano, mas certamente acontecerá no próximo. Haverá novidades, fruto da viagem que a CBF realizou recentemente, levando vários clubes à Europa. Foram à Alemanha, foram à Espanha", concluiu.

O próximo jogo do Rubro-Negro será justamente em um estádio com gramado sintético. O Flamengo encara o Botafogo no domingo (15), no estádio Nilton Santos (Engenhão), pelas quartas de final do Campeonato Carioca.

View publisher imprint