Zerozero
·7 November 2025
Quem é Carlos Forbs, a surpresa na lista de Roberto Martínez?

In partnership with
Yahoo sportsZerozero
·7 November 2025

«Marcar dois golos e fazer uma assistência ao Barcelona ajuda.»
Roberto Martínez resumiu desta forma a chamada de Carlos Forbs aos trabalhos da Seleção Nacional, para os jogos frente à Rep. Irlanda e à Arménia, enaltecendo também a capacidade do avançado em jogar na direita e na esquerda do ataque.
Mas quem é, afinal, Carlos Forbs?
Criado até aos 11 anos em Rio de Mouro, Sintra, o pequeno Carlos foi obrigado a fazer uma mudança radical de vida demasiado cedo.
No bairro de Serra de Minas e no pequeno Núcleo de Atividades do Concelho de Sintra deu os primeiros passos e, quando já fazia golos e se destacava nos infantis do Sporting, Forbs teve de acompanhar os pais numa mudança inesperada para Inglaterra.
«Contrariado» por perder o contacto com os amigos e o clube do coração, o rapaz lá seguiu os progenitores na busca de melhores condições de vida. Os pais, naturais da Guiné-Bissau, pararam primeiro em Leeds e mudaram-se posteriormente para Manchester.
«Eu não queria ir, tinha os meus amigos todos em Portugal, não queria mesmo nada deixar o meu país. Lembro-me que viajei com o meu pai – a minha mãe tinha ido seis meses antes – e que estava muito contrariado», contou Carlos Forbs ao podcast The Locker Room, em setembro de 2023.
Foi no City, de resto, que Carlos Forbs percebeu que tinha o que era necessário para ser profissional de futebol. Conforme se pode ler numa reportagem publicada pelo zerozero em 2022, o avançado deixou «os adeptos loucos» com os muitos golos e assistências feitos ao longo de oito temporadas.
O que faltou? O último passo, o acesso à equipa principal.
Pep Guardiola não lhe deu essa possibilidade e Forbs procurou novos estímulos em Amesterdão. Em 2023 assinou pelo Ajax, numa transferência de 14 milhões de euros, mas foi vítima de uma péssima temporada coletiva: o gigante neerlandês acabou a Eredivisie no quinto lugar e Carlos foi perdendo gradualmente o espaço que lhe tinha sido prometido.
Depois de três golos e muitas deceções, o atacante aceitou regressar a Inglaterra. A decisão não podia ter sido pior.
No Wolverhampton, ainda por empréstimo do Ajax, nunca foi opção para o treinador Vítor Pereira e fechou a época 24/25 apenas com 11 jogos e nem um golo para amostra.
Depois de dois anos longe do patamar das melhores expetativas, o interesse do Club Brugge revelou-se surpreendente. E acertado.
Com 19 presenças e já cinco golos anotados - com o tal bis ao Barcelona no topo mediático -, Carlos Forbs já justificou sem reservas os 8,5 milhões investidos pelo emblema do norte da Bélgica.
Nas escolhas de Nicky Hayen é titular indiscutível e vive o melhor momento no futebol sénior.
«Acabei de sair do treino e foi o Rodrigo Mora que me ligou a dar a notícia», disse Forbs ao Canal 11, pouco depois de saber da chamada à equipa nacional.
As boas impressões deixadas nos Europeus de sub19 (2023) e sub21 (2025) poderão ter agora continuidade na Seleção A, se Roberto Martínez lhe der alguns minutos.
Dúvidas em Manchester, desilusão em Amesterdão e Wolverhampton, consagração em Bruges. Demasiados estados de espírito para um menino de apenas 21 anos.









































