Jogada10
·20 August 2025
Racing marca nos acréscimos, vence Peñarol em casa e avança para as quartas da Libertadores

In partnership with
Yahoo sportsJogada10
·20 August 2025
Sob muita chuva na noite desta terça-feira (19), o Racing inverteu a vantagem do Peñarol obtida no jogo de ida e se classificou para as quartas de final da Libertadores 2025. E a virada heróica para definir o 3 a 1 no El Cilindro veio nos acréscimos. Adrián Martínez anotou dois gols para os anfitriões, e Pardo marcou o outro. Herrera fez para os visitantes.
O jogo em Avellaneda, válido pelo duelo de volta das oitavas, foi marcado pela distribuição de nove cartões, sendo dois expulsos, e a anulação de um gol do Racing.
Os uruguaios haviam vencido o confronto de ida por 1 a 0 na semana passada em Montevidéu. Entretanto, o triunfo do Racing por dois gols de diferença em seus domínios credenciou a equipe para encarar um velho conhecido na próxima fase: o Vélez Sarsfield, que eliminou o Fortaleza. Os duelos de ida das quartas, aliás, ocorrerão em 17 de setembro, enquanto os da volta serão no dia 24 do mesmo mês.
Racing e Peñarol travaram duelo acalorado na noite desta terça (19), no El Cilindro – Foto: Divulgação / CA Peñarol
Com o apoio em massa dos torcedores no El Cilindro, o Racing foi para cima e abriu o placar logo aos seis minutos. Afinal, Martínez pegou sobra de um desvio após cobrança de falta na área e não perdoou. Contudo, menos de dez minutos depois, o atacante Herrera tratou de ofuscar a alegria das arquibancadas ao completar de cabeça um cruzamento de Trindade. Os anfitriões, aliás, voltaram a balançar a rede com Marcos Rojo, aos 32 minutos, mas a arbitragem anulou por falta em Javier Méndez na origem da jogada.
Na volta do intervalo, a partida ficou ainda mais faltosa e a arbitragem não poupou cartões para nenhum dos lados. Ao todo, portanto, foram cinco para o Racing, incluindo um vermelho para Marcos Rojo e outro para Zuculini, e quatro para o Peñarol. Com a necessidade de vencer, o Racing se lançou à frente e, embora tenha assumido riscos, foi recompensado.
Aos 37 minutos, veio a virada com um pênalti após Gularte derrubar Martínez na área. Adrián Martínez anotou o segundo dele na noite, desta vez na bola parada. Ainda assim, o resultado eliminaria os argentinos. Até que Martirena fez cruzamento preciso para o zagueiro Pardo, aos 48′, cabecear na segunda trave e, desse modo, levar a torcida ao êxtase com a classificação no apagar das luzes.
Oitavas de final da Libertadores – volta Data: 19/8/2025 Local: El Cilindro, Buenos Aires (ARG) Gols: Adrián Martínez, 6’/1ºT (1-0); Herrera, 14’/1ºT (1-1); Adrián Martínez, 37’/2ºT (2-1); Pardo, 48’/2ºT (3-1). >RACING: Arias (Cambeses, 47’/2ºT); Pardo, Santiago Sosa e Marcos Rojo (Colombo, 28’/2ºT); Martirena, Nardoni, Almendra (Vergara, 27’/2ºT) e Gabriel Rojas; Solari (Conechny, 33’/2ºT), Adrián Martínez e Balboa (Vietto, 47’/2ºT). Técnico: Gustavo Costas. >PEÑAROL: Cortés; Gularte, Javier Méndez, Herrera, e Maxi Olivera; Ignacio, Sosa (Lucas Hernández, 49’/2ºT), Trindade e Remedi (Umpiérrez, 49’/2ºT); Terans (Milans, 15’/2ºT), Cabrera (Leo Fernández, 51’/2ºT) e Maxi Silvera (Arezo, 23’/2ºT). Técnico: Diego Aguirre Árbitro: Wilmar Roldan (COL) Auxiliares: Jhon Leon e Jhon Gallego (COL) VAR: Juan Lara (CHI) Cartões Amarelos: Pardo, Martirena, Gabriel Rojas (RAC); Cortés, Gularte, Terans, Arezo (PEN) Cartões Vermelhos: Marcos Rojo, 41’/2ºT (RAC); Zuculini, 46’/2ºT (PEN)