Coluna do Fla
·10 February 2025
Rafa Penido: “Como eu queria ter vocês aqui”
![Article image:Rafa Penido: “Como eu queria ter vocês aqui”](https://image-service.onefootball.com/transform?w=280&h=210&dpr=2&image=https%3A%2F%2Fcolunadofla.com%2Fwp-content%2Fuploads%2F2025%2F02%2Fflamengo-nossos-10-garotos-do-ninho.png)
In partnership with
Yahoo sportsColuna do Fla
·10 February 2025
Faltaram duas coisas para termos um grande Fla-Flu: Fla e Flu. Se consideramos o futebol, que passou despercebido pelo Maraca, três.
O torcedor mais lúcido saiu à francesa. A bola não podia fazê-lo e sofreu por 45 minutos, desmaiou no intervalo, e continuou apanhando até o apito final do discreto e pálido zero a zero (podia ter sido menos).
Fato que num calendário anual com previsão de mais de 70 jogos para rubro-negros e tricolores, não se pode esperar performance em todas as partidas. É escorchante, exagerado e cagada anunciada (desculpe meu francês). Não deixa de ser, porém, lamentável que o espetáculo do futebol em seu clássico mais charmoso seja tão afetado.
Em tempos de preservação de jogadores, não pouparam a grife Fla-Flu do ridículo. Memes dominam a internet, bocejos ecoaram do Maraca e o sábado foi de arrasta.
Nenhum Fla-Flu tem o direito de ser esquecível. Nenhum. O último jogo foi e isso não pode ser aceito tão facilmente por quem vive e faz o futebol.
Os nobres do tatiquês (extremos iluministas) puderam se deleitar com um show de controle de carga, minutagem dosada, violência na volância, linhas bem postados e um clean sheet de shit.
Preservaram Arrascaeta disso. Gol de Filipe Luís.
Nota triste: o Flamengo poderia ter mais sensibilidade e evitar jogar no dia 8 de fevereiro. A dor irremediável da tragédia do Ninho precisa ser profundamente respeitada. Não há redenção possível. Há, claro, alívio pelos acordos com todas as famílias, o que em nada reduz a necessidade da identificação e responsabilização dos culpados. Seis anos se passaram, numa espera arrastada, dolorida, que fez e faz mal também ao Clube.
A certeza é que a torcida do Flamengo, a que não deixa a desejar, fez o que de mais belo houve naquele Fla-Flu: o canto do minuto 10, mais forte do que nunca. Emocionante homenagem aos 10 eternos crias.
Como o Fla-Flu precisa, por destino, transcender, ele o fez de um jeito surpreendente. Flamengo, Fluminense e o futebol não se fizeram presentes. O que tivemos de mais marcante no Fla-Flu do dia 8 de fevereiro de 2025 foi a Saudade. Saudade inclusive do próprio Fla-Flu.
“Como eu queria ter vocês aqui // Essa Nação jamais vai esquecer // São 10 estrelas a brilhar // No céu do Mengão”