Gazeta Esportiva.com
·27 January 2026
Raio-x do São Paulo no Brasileirão: veja histórico, tabela e perspectivas para 2026

In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·27 January 2026

Com início de temporada ruim no Estadual, o São Paulo espera melhorar no Campeonato Brasileiro. O Tricolor estreia no torneio nacional nesta quarta-feira, contra o Flamengo, às 21h30 (de Brasília), no Morumbis. De olho no primeiro jogo do clube paulista, a Gazeta Esportiva traz um panorama das últimas participações da equipe de Hernán Crespo, a tabela atual e as perspectivas para a edição de 2026.
Com seis conquistas, o São Paulo está entre os cinco maiores campeões do Campeonato Brasileiro. O Tricolor ocupa a quinta posição, já que levantou a taça em 1977, 1986, 1991, 2006, 2007 e 2008, ficando atrás apenas de Palmeiras (12), Flamengo e Santos (ambos com 8) e Corinthians (7).
Além disso, o São Paulo ostenta o título de único tricampeão consecutivo da era dos pontos corridos, com as conquistas entre 2006 e 2008.
No entanto, o São Paulo vive um longo jejum de títulos do Brasileirão e não vence o torneio desde 2008 – há 16 anos. Na ocasião, o ex-técnico Muricy Ramalho era o comandante do Tricolor.
Desde então, o São Paulo acumula campanhas inconstantes no Brasileirão. Uma das duas únicas equipes que nunca foi rebaixada, ao lado do Flamengo, o clube brigou contra o rebaixamento em edições recentes do torneio, e sua melhor campanha no período foi um vice-campeonato em 2014, quando o Cruzeiro ficou com a taça.
Apesar de ter encerrado o último Brasileirão na oitava posição, com 51 pontos, o São Paulo viveu momentos de luta contra o rebaixamento e não figurou entre as primeiras colocações em nenhum momento da temporada passada.

(Foto: Rubens Chiri/Saopaulofc.net)
Em meio às mudanças administrativas na direção do São Paulo, o desempenho dentro de campo do Tricolor não anima. Nesta temporada, a equipe comandada por Hernán Crespo soma apenas uma vitória em cinco jogos e briga contra o rebaixamento no Campeonato Paulista.
Com Harry Massis como novo presidente e Rafinha ocupando o cargo de coordenador de futebol, o São Paulo deve alçar metas modestas na temporada. Crespo, inclusive, chegou a afirmar que o objetivo do clube é alcançar os 45 pontos para escapar do rebaixamento.
Com uma vitória, um empate e três derrotas na temporada, o São Paulo registra um aproveitamento de apenas 26,6%. A equipe marcou cinco gols e sofreu dez, tendo o argentino Jonathan Calleri como artilheiro, com duas bolas na rede.
Como de costume, a edição de 2026 do Campeonato Brasileiro terá 38 rodadas. A CBF (Confederação Brasileira) já detalhou as oito primeiras, nos horários de Brasília.

(Foto: Erico Leonan / São Paulo FC)
Apesar da fala de Crespo, a torcida tricolor espera uma campanha melhor do que a anterior. A luta contra o rebaixamento em determinados momentos do Brasileirão pressionou a equipe, que chegou a trocar de técnicos durante a competição, com a saída de Zubeldía e o retorno de Crespo.
Com 51 pontos conquistados e na oitava posição, o São Paulo venceu 14 jogos, empatou nove e perdeu 15, registrando um aproveitamento de 44,7%. Mesmo com o discurso pessimista de Crespo, o Tricolor busca maior regularidade para voltar a disputar uma vaga na Libertadores.
No entanto, o São Paulo não se reforçou de forma significativa para reagir. Apesar da chegada de Danielzinho, o clube anunciou apenas o zagueiro Dória como outro reforço e ainda perdeu o meia Oscar, que deve rescindir contrato e se aposentar.
O principal nome do São Paulo nesta edição do Campeonato Brasileiro segue sendo o mesmo dos últimos anos: Jonathan Calleri. O argentino, que já iniciou a temporada como artilheiro da equipe, conviveu com lesões em 2025, mas busca manter a boa forma física para ajudar o Tricolor nesta temporada.
Outra esperança do São Paulo é Danielzinho. Peça fundamental do Mirassol, sensação da última temporada, o meio-campista acumula bons números, apesar do início de temporada abaixo das expectativas no clube paulista.









































