Reforço do Botafogo já esteve entre os melhores laterais do mundo e teve sequência interrompida por lesão | OneFootball

Reforço do Botafogo já esteve entre os melhores laterais do mundo e teve sequência interrompida por lesão | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: oGol.com.br

oGol.com.br

·11 February 2026

Reforço do Botafogo já esteve entre os melhores laterais do mundo e teve sequência interrompida por lesão

Article image:Reforço do Botafogo já esteve entre os melhores laterais do mundo e teve sequência interrompida por lesão

O Botafogo confirmou, na noite desta terça-feira (10), a contratação do lateral esquerdo colombiano Jhoan Hernández. O jogador estava no Millionarios, da Colômbia, e é pouco conhecido no cenário brasileiro. Mas quem faz prospecção de mercado sul-americano já o conhece faz tempo. 

Hernández teve um início precoce no futebol e fez seus primeiros jogos como profissional ainda com 17 anos, em 2023. Depois de ser titular da Colômbia no Sul-Americano sub-17, participou de algumas partidas da campanha que deu ao Millionarios o título do Apertura naquele ano. 


OneFootball Videos


No ano seguinte, ganhou mais espaço na equipe, deu suas primeiras assistências, jogou a primeira Libertadores, mas também teve a primeira lesão grave. Com uma fratura no osso do pé esquerdo, encerrou a temporada ainda em maio e foi desconvocado da seleção colombiana sub-20. 

Apesar da lesão que o tirou de combate durante boa parte de 2024, Hernández foi incluído no relatório do CIES (Observatório do Futebol) entre os melhores laterais esquerdos defensivos do mundo (laterais com uma média inferior aos outros em ações ofensivas). 

No levantamento feito, que usa dados de um software de análise de desempenho que separa as ações de cada jogador ao pormenor, Jhoan Hernández ficou com a sexta melhor média (no conjunto de ações), abaixo apenas de Jorrel Hato (então no Ajax), Lewis Hall (Newcastle), Matteo Dams (PSV), Báez (San Lorenzo) e Zehnter (Paderborn). 

Após passar por intervenção cirúrgica, o lateral só foi voltar a ser relacionado oito meses depois. Volta a atuar em maio de 2025, mas foi substituído no primeiro tempo e só voltaria a campo (embora tenha sido relacionado em outras ocasiões) em setembro. 

Além de fisicamente estar abaixo dos demais companheiros, Hernández também viu o experiente Danovis Banguero ganhar espaço no time e virar titular absoluto. Dos 51 jogos do Millionarios em 2025, Banguero jogou em 42 e Hernández terminou a temporada com apenas 2 partidas e 135 minutos em campo. 

O lateral colombiano chega em General Severiano com um grande ponto de interrogação. O jogador já estava acertado com o clube desde o início do ano, mas só agora com o fim do transfer ban pôde assinar contrato e ser inscrito. 

A intenção, inicialmente, é que ele atue na equipe sub-20 para recuperar a forma, ganhar ritmo de jogo e mostrar do que é capaz. O contrato é de empréstimo, com opção de compra. A diretoria alvinegra basicamente trouxe o jogador para observá-lo de perto e ver se o potencial prospectado há dois anos terá a capacidade de atingir o potencial esperado, apesar do problema físico que ceifou mais de um ano de carreira. 

View publisher imprint