Central do Timão
·25 October 2025
Reforma do Estatuto: Coletivo Voz Corinthiana faz reunião com sócios e conselheiros

In partnership with
Yahoo sportsCentral do Timão
·25 October 2025

No mês de setembro, o Coletivo Voz Corinthiana se reuniu com o presidente do Conselho Deliberativo do Corinthians, Romeu Tuma Júnior, e apresentou – com sugestões de vários torcedores – propostas para a reforma do estatuto do clube. Na última quinta-feira, 23 de outubro, o grupo se reuniu com sócios e conselheiros do Alvinegro, conforme divulgado nas redes sociais na última sexta (24).
Em nota divulgada pelo Coletivo Voz Corinthiana, o grupo detalha que o encontro com sócios e conselheiros do Corinthians aconteceu com o intuito de apresentar todas as propostas para a reforma do estatuto com o objetivo de buscar um apoio dos mesmos: “O objetivo foi apresentar nossas propostas detalhadas para a reforma do Estatuto e já iniciar um diálogo de convencimento sobre os pontos que acreditamos serem chaves para a modernização e profissionalização do clube.”

Foto: Rodrigo Coca /Agência Corinthians
O documento com as propostas para a reforma do estatuto do Corinthians já foi concluído, porém ainda não foi divulgado aos torcedores e imprensa. Em coletiva realizada nas últimas semanas, Romeu Tuma Jr apresentou o cronograma da reforma e ressaltou que a ideia é que ela seja votada até o final deste ano, entre novembro e dezembro.
A proposta do Coletivo Voz Corinthiana tem cinco pilares: profissionalização, moralidade e impessoalidade, descentralização e participação, responsabilização e alternância de poder. Além disso, o projeto tem como objetivos ampliar a participação da torcida, construir ferramentas de controle interno, estruturar a governança e limitar a ideia da SAF.
Confira abaixo a nota do Coletivo Voz Corinthiana: Clique aqui para conferir o post.
Na noite de ontem, 23 de outubro, e também na semana passada, o Coletivo Voz Corinthiana realizou encontros online com conselheiros e sócios do Corinthians. O objetivo foi apresentar nossas propostas detalhadas para a reforma do Estatuto e já iniciar um diálogo de convencimento sobre os pontos que acreditamos serem chaves para a modernização e profissionalização do clube.
Embora o presidente do Conselho, Romeu Tuma Jr., ainda não tenha apresentado o texto final que irá à votação, acreditamos que a explicação quanto aos pontos críticos é fundamental para termos uma reforma de verdade. Por isso, o processo entra agora em uma fase decisiva de convencimento político e de pressão da torcida, para que os conselheiros aprovem as mudanças que serão benéficas para o Corinthians.
Reafirmamos que o Coletivo Voz Corinthiana não possui qualquer vínculo político com conselheiros ou chapas. Nossa atuação é “de fora para dentro”, respaldada em um formulário respondido pela torcida, no ordenamento jurídico e em um doutorado de Governança no Futebol da USP.
A presença de conselheiros de diferentes grupos políticos nas reuniões, ao lado de sócios sem cargo, reforça nossa independência e o foco exclusivo no debate de ideias para o bem do clube.
Nosso único objetivo é a melhor e mais profunda reforma do Estatuto possível, e isso passa, naturalmente, pela aprovação no Conselho Deliberativo antes de ir para a Assembleia Geral dos sócios.
Seguiremos dialogando com todos para garantir que a voz do torcedor seja ouvida.
Veja Mais:

Viva a história e a tradição corinthiana no Parque São Jorge. Clique AQUI e garanta sua vaga!
Sexta e sábado: 10h15 | 12h | 14h45Domingo: 9h20 | 11h | 13h50
Live




Live





































