Gremistas
·27 March 2025
Renato abre o jogo e critica imprensa por tratamento especial a técnicos estrangeiros

In partnership with
Yahoo sportsGremistas
·27 March 2025
Sem clube desde que deixou o Grêmio, Renato Portaluppi comparou o tratamento dado pela imprensa a treinadores estrangeiros e brasileiros.
Para Renato, em entrevista aos canais ESPN, a maioria dos técnicos portugueses que passou pelo Brasil não obteve sucesso e, por isso, acabou deixando o país. Além disso, segundo o treinador, a imprensa tem muito mais paciência com os estrangeiros do que com os profissionais brasileiros.
“Não é puxar sardinha para os nossos treinadores, mas o Brasil tem bons treinadores. Eu pergunto assim. Com todo respeito aos treinadores portugueses, quais foram os treinadores portugueses vitoriosos aqui no Brasil?”, disse Renato à ESPN, antes de completar:
“Então, do jeito que falam parece que chegaram 100 treinadores portugueses aqui e 90 deles se deram bem. A paciência que a imprensa brasileira muitas vezes tem com treinador estrangeiro, não tem com treinador brasileiro”.
Renato está sem clube desde que saiu do Grêmio, ao fim do Brasileirão de 2024, mas não por falta de convites. O treinador recusou propostas de Vasco, Santos e, mais recentemente, do Cruzeiro.
Na mesma entrevista, Renato voltou a se colocar acima de Cristiano Ronaldo. O ídolo gremista argumenta que jogou em uma época em que o futebol não era tão evoluído e ainda precisou lidar com salários atrasados, além de atuar em equipes menos qualificadas em comparação às de CR7.
“Quando eu falo que eu joguei mais que o Cristiano Ronaldo, muita gente fala que eu estou maluco… muita gente que opina hoje no futebol brasileiro não me viu jogar. Eu queria ver ele jogar nos clubes que eu joguei no Brasil, com salários atrasados e não tão fortes, e tendo que ganhar como eu ganhei, e me botar do lado de quem ele jogou no Real Madrid e ganhando o que ele ganhava”, declarou Renato.
“Vê onde os caras jogam, vê onde eu joguei, me bota lá jogando do lado desses caras, você vai ver a diferença. Essa é a diferença. Você jogar do lado de grandes jogadores, craques, ganhando bem, e vindo aqui na minha época, em alguns clubes com salários atrasados, e fazer o que eu fazia. E dar a volta olímpica”, completou.
Live
Live
Live
Live
Live
Live