Renato Augusto confirma aposentadoria e ofertas para seguir no futebol | OneFootball

Renato Augusto confirma aposentadoria e ofertas para seguir no futebol | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: MundoBola Flamengo

MundoBola Flamengo

·18 September 2025

Renato Augusto confirma aposentadoria e ofertas para seguir no futebol

Article image:Renato Augusto confirma aposentadoria e ofertas para seguir no futebol

A carreira de um jogador revelado pelo Flamengo chega ao fim: Renato Augusto dá adeus ao futebol. Pelo menos, de dentro das quatro linhas, como explica.

O agora ex-meio-campista teve o Fluminense como sua última equipe, rescindindo com o clube há quatro meses. Renato oficializa: "Chegou o momento de dizer adeus".


OneFootball Videos


"Ou até um até breve para o futebol. É o momento de virar para o outro lado da vida, dar uma atenção maior para os filhos, voltar a ser pai 'full time', voltar a ser marido 'full time'. Chegou o momento de pendurar as chuteiras", inicia o jogador, em entrevista ao 'ge'.

Renato Augusto, agora, quer aproveitar mais a esposa Fernanda e seus dois filhos, Romeu e Mateo, de sete e dois anos, respectivamente. É a família quem faz o importante nome do futebol brasileiro decidir pelo encerramento da carreira.

"É muito difícil você realmente falar: vou parar. Porque eu fiz isso a minha vida inteira. E não quero nem entrar na época de escolinha. Estou falando de federação, com todo domingo tendo jogo, tudo bonitinho, desde os seis anos. Por 31 anos eu só fiz isso. E eu sempre falei: “cara, vai ser fácil. Na hora de eu falar que eu ‘vou parar’, vai ser fácil”. E eu vi que não era. Me custou entender que eu precisava começar a pensar nisso. O que mais me pesou, além do corpo começar a sentir a diferença de um jogo para o outro, de um treino para o outro, foi que eu queria ficar mais perto da minha família", conta.

Renato Augusto tem ofertas para seguir no futebol

O 'até logo' de Renato Augusto se dá por um motivo especial: já tem ofertas para seguir no esporte. Primeiro, ele quer ficar com a família, e deixa os projetos de lado momentaneamente. Mas a ideia é seguir envolvido com o esporte que ama.

O ex-jogador planeja continuar na vida futebolística, seja como técnico, ou mesmo como um dirigente, nos bastidores da bola. Renato Augusto quer voltar a cursar a Licença B da CBF, que parou de fazer por conta da vida de jogador. Mas o futuro ainda é incerto.

"Eu ainda não sei muito bem o que eu quero. Tive algumas conversas com alguns clubes, algumas procuras, algumas consultas. Tanto para parte técnica, como para ser diretor. Algumas coisas legais. Mas eu acho que nesse momento, primeiro é dar esse tempo para a família e depois me preparar para uma nova etapa da vida. E realmente começar uma nova vida", diz Renato Augusto.

Quando decidir para onde seguir, o ex-Flamengo conhecer o outro lado dos clubes de futebol. Dá para imaginar onde devemos vê-lo nos próximos anos, já que ele deseja, primeiro, participar de alguns estágios, por exemplo.

"Hoje eu penso em estar perto das coisas que eu quero fazer, por exemplo, conhecer como é o outro lado do clube. Porque a gente enxerga só de dentro do campo. A gente vê o futebol de dentro para fora. O que eu quero ver agora é de fora para dentro. Eu quero ver como funciona, como que prepara. Começar com outros treinadores, participar, de repente, de fazer estágios ou alguma coisa. Participar com diretores. Eu quero agora aprender. Ver o outro lado do futebol que eu ainda não vivi", indica Renato Augusto.

A carreira de Renato Augusto, revelado pelo Flamengo

Renato encerra uma carreira vitoriosa. Ele surgiu no Flamengo em 2005, jogando apenas duas partidas pelo Brasileirão daquela temporada. Foi no ano seguinte, em 2006, que ele teve uma carga maior de partidas.

E também foi em 2006 que ele conquistou seu principal título pelo Mengão: a Copa do Brasil. Com o Manto Sagrado, Renato Augusto venceu ainda dois Cariocas, jogando 93 jogos e marcando nove gols.

Ele deixou o Flamengo durante a temporada 2008, quando acertou com o Bayer Leverkusen. O time alemão pagou 10 milhões de euros, ou seja, R$ 25 milhões na cotação da época. A quantia ajudou o Rubro-Negro a pagar pelo empréstimo de Ibson, que veio do Porto.

Ele voltou ao futebol brasileiro em 2013, mas revelou que o Flamengo o rejeitou. Por isso, seguiu carreira por outras equipes do país.

Renato Augusto veio do Bayer Leverkusen para jogar pelo Corinthians, antes de atuar pelo BJ Guoan, da China, e encerrar com a passagem pelo Fluminense entre 2024 e 2025.

View publisher imprint